13 de fevereiro de 2026
DestaquesEconomia

Pesquisa mostra que 84% dos brasileiros apoiam dois dias de folga e fim da escala 6×1

Uma pesquisa da Nexus – Pesquisa e Inteligência de Dados revelou que 84% dos brasileiros defendem ao menos dois dias de descanso por semana para os trabalhadores. O levantamento ouviu 2.021 pessoas acima de 16 anos, entre 30 de janeiro e 5 de fevereiro, nas 27 unidades da Federação.

O estudo também mostrou que 73% apoiam o fim da escala 6×1, desde que não haja redução salarial. De forma geral, 63% se declaram favoráveis ao encerramento do modelo atual, mas o apoio cai para 28% se houver corte nos salários.

Segundo o CEO da Nexus, Marcelo Tokarski, 62% dos entrevistados sabem que o tema está em debate no governo federal e no Congresso Nacional. No entanto, apenas 12% afirmam conhecer bem a proposta.

Entre os eleitores do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, 71% apoiam o fim da escala 6×1. Já entre os que votaram em Jair Bolsonaro, 53% defendem a mudança.

A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 148/2015 já passou pela Comissão de Constituição e Justiça do Senado e ainda precisa de votação em plenário no Senado e na Câmara. Se aprovada, a transição será gradual. A jornada semanal poderá cair das atuais 44 horas para 40 horas até 2027 e, posteriormente, para 36 horas a partir de 2031.

Para 52% dos entrevistados, a proposta deve ser aprovada pelo Congresso. Outros 35% acreditam que não, enquanto 13% não opinaram.

Leia mais

Amazonas e Itacoatiara empatam por 0 a 0 no Estádio Carlos Zamith

Matheus Valadares

Adolescente de 15 anos desaparece após ser deixada na escola em Manaus

Matheus Valadares

Homem é encontrado morto com 11 tiros no bairro Puraquequara

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!