27 de janeiro de 2026
AmazonasPolícia

Batalhão de Policiamento Ambiental detém cinco pessoas e apreende material florestal ilegal

Policiais militares do Batalhão de Policiamento Ambiental (BPAmb) da Polícia Militar do Amazonas (PMAM), na quinta-feira (10/09), às 18h, detiveram cinco pessoas e apreenderam veículos com carga ilegal de lenha e carvão, em ação realizada simultaneamente nas rodovias Deputado Vital de Mendonça (AM-010, Manaus-Itacoatiara) e Manoel Urbano (AM-070).

As equipes do BPAmb realizaram uma ação para combater a extração e o transporte ilegal de produtos de origem florestal. Parte da equipe policial se deslocou ao Km 30 da AM-010, onde foram apreendidos três veículos modelo kombi que estavam transportando pouco mais de 43 MDC de carvão vegetal, equivalente a aproximadamente 10,5 toneladas.

Os condutores das kombis foram detidos e tiveram os veículos e o material florestal apreendidos por não possuírem o Documento de Origem Florestal (DOF).

Simultaneamente, na AM-070, a outra equipe do BPAmb apreendeu no Km 37 dois caminhões que transportavam aproximadamente 29 estéreos de lenha. Por também não possuírem o DOF, os condutores dos caminhões receberam voz de prisão e tiveram os veículos e o material florestal apreendidos.

Diante dos fatos, as ocorrências foram encaminhadas à competência do 6º e do 31º Distritos Integrados de Polícia (DIPs) para os procedimentos legais previstos em lei.

O Comando de Policiamento Ambiental (CPAmb) e o Batalhão de Policiamento Ambiental (BPAmb), orientam a população que executar pesquisa, lavra ou extração de recursos minerais e/ou de origem florestal sem a competente autorização, permissão, concessão ou licença, ou em desacordo com a obtida, configura crime ambiental, sujeitando seu(s) autor(es) às penalidades previstas na lei.

Leia mais

Homem é preso por ameaçar ex-companheira e irmãs com terçado em Carauari

Matheus Valadares

Homem agride criança com autismo no Centro de Manaus e foge após tumulto

Matheus Valadares

Polícia divulga imagem de suspeito de furto em loja de automóveis na Torquato Tapajós

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!