27 de janeiro de 2026
Amazonas

Novo ‘Espaço do Consumidor’ é entregue para população no PAC Leste, em Manaus

Mais um “Espaço do Consumidor” foi inaugurado na capital nesta sexta-feira (11/09). O local funciona na unidade de Pronto Atendimento ao Cidadão Leste (PAC Leste), no Shopping Cidade Leste, na avenida Autaz Mirim, bairro Tancredo Neves, zona leste de Manaus. O novo posto conta com serviços do Instituto de Defesa do Consumidor (Procon-AM) e do Instituto de Pesos e Medidas do Amazonas (Ipem-AM) para atender a população.

Os atendimentos acontecem de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, no PAC. O “Espaço do Consumidor” do PAC Leste é o segundo a entrar em atividade com serviços de atendimento ao consumidor. Atualmente, o espaço está em atividade no PAC Parque 10, no Shopping Parque 10 Mall, zona centro-sul de Manaus.

O secretário William Abreu, titular da Sejusc, explica que o PAC Leste já oferece serviços de emissão de 1ª e 2ª via de RG, sendo uma das 13 unidades que auxiliam os cidadãos. Ele acrescenta que a parceria entre os órgãos deve descentralizar as atividades nas sedes do Procon-AM e do Ipem e se aproximar ainda mais das pessoas.

A coordenadora dos PACs, Katianne Almeida, acredita que o “Espaço do Consumidor” vai desafogar as demandas da zona leste, a mais populosa de Manaus. “É o segundo posto inaugurado. O primeiro foi inaugurado no PAC Parque 10 onde dentro de um mês registrou mais de 120 atendimentos. Esse novo espaço vai ser de grande valor para a população da zona leste porque as pessoas virão em busca de seus direitos quando se sentirem enganadas. É um posto mais próximo da população”.

Segundo o diretor-presidente do Procon-AM, Jalil Fraxe, a ideia é que o projeto seja ampliado no futuro. “Nós pretendemos estender esse projeto fantástico. O piloto foi inaugurado há um mês no Parque 10 Mall, e esse é um desafio ainda maior, tendo em vista o grande número populacional”, afirma.

O titular do Procon-AM destaca ainda o trabalho conjunto com o Ipem e a Sejusc, que torna os atendimentos os consumidores mais céleres. “Temos órgãos de defesa do consumidor unidos para que o consumidor não precise ir de um lugar para o outro para ter uma resposta. Se você tiver um problema com o seu medidor de energia, o Ipem está capacitado para fazer a perícia e você já faz a reclamação no Procon”, acrescenta.

O titular do Ipem-AM, engenheiro Márcio André Brito, também comentou a parceria no Espaço do Consumidor e a importância de levar esses serviços para locais além das sedes dos órgãos.

“A Sejusc, que detém a coordenação dos PACs, o Ipem e o Procon, que são órgãos que trabalham diretamente com o Código de Defesa do Consumidor, têm o objetivo de descentralizar os serviços. O Ipem quer oferecer serviços como medidores de energia elétrica, pois existe uma demanda muito grande de irregularidades nas contas de energia e água. A partir de agora, os consumidores da cidade terão além da sede do Ipem, espaços do consumidor para fazer a denúncia, onde o órgão irá retirar o equipamento, levar para o laboratório e realizar a perícia, para ver se o aparelho está certo ou errado”, explica.

Iniciativa – A inauguração do “Espaço do Consumidor” foi acompanhada por moradores da zona leste que estavam no PAC para solicitar os serviços já existentes. O líder comunitário do Jorge Teixeira 4º etapa, Gelson Garcia, elogiou a iniciativa.

“Quem ganha é a comunidade. Esse serviço veio em boa hora, porque temos muitas reclamações sobre a Manaus Energia, Água de Manaus e outras empresas. Esse espaço do Procon e do Ipem nesse PAC vai melhorar a vida da população em 100%, porque as pessoas não terão que se deslocar para ir nas sedes dos órgãos para fazer uma reclamação. Aqui facilita não só o trajeto, mas também a praticidade de ter dois órgãos no mesmo lugar. Parabenizo pela atitude e por esse serviço que melhorará a vida dos consumidores”, disse.

Leia mais

Vídeo mostra os últimos momentos de jovem que morreu em flutuante no AM

Matheus Valadares

Acidente em Itacoatiara mata filho de vereadora após colisão com palmeira

Matheus Valadares

Ataque de onça assusta moradores do Cacau-Pereira, em Iranduba

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!