27.3 C
Manaus
30 de abril de 2024
Amazonas

Desembargador atende pedido de Carlos Almeida contra Lei de Wilson Lima

O pedido do vice-governador do Amazonas, Carlos Almeida Filho, para suspender Lei que extinguiu cargo de secretário-geral da Casa Civil, foi atendido pelo desembargador Ari Jorge Moutinho, em decisão tomada no último sábado (12). O cargo foi remanejado da vice-governadoria e se tornou motivo de briga judicial entre o vice-governador contra o governador Wilson Lima (PSC).

A Lei foi aprovada pela Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) na última quinta-feira (9). No pedido de Mandado de Segurança, Carlos Almeida alegou que o governador vem adotando “atos antidemocráticos”, realizando o remanejamento de cargos da vice-governadoria para a Casa Civil do Estado sem autorização dele. O vice-governador afirma que os remanejamentos de cargos afetam os serviços do órgão.

Outros oito cargos foram remanejados pelo governador Wilson Lima da vice-governadoria para a Casa Civil em decretos, algo que foi caracterizado como “perseguição política” em ações de Almeida na Justiça do Estado. Esses decretos chegaram a ser suspensos pelo desembargador Cláudio Roessing, mas acabou sendo revogada pelo presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), desembargador Domingos Chalub.

Disputa no TCE

A briga entre Wilson e Carlos chegou ao Tribunal de Contas do Estado (TCE-AM). Por lá, Almeida conseguiu obter decisão favorável para que Wilson não interfira na vice-governadoria, pois o órgão não está subordinado aos atos do governador. Apesar das divergências na Justiça, nem Carlos e nem Wilson se manifestaram publicamente sobre esses assuntos.

Leia mais

IMAGENS FORTES: Mototaxista é assassinado a facadas em Parintins

Matheus Valadares

VEJA: Motorista faz conversão proibida e mata motociclista na AM-070

Matheus Valadares

Sema promove mutirão de vacina antirrábica neste sábado, em Manaus

Marcilon Souza

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais