28.3 C
Manaus
30 de agosto de 2025
Economia

André Brandão é nomeado presidente do Banco do Brasil

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) nomeou nesta terça-feira (22) o economista André Brandão como novo presidente do Banco do Brasil. Em uma cerimônia fechada à imprensa, realizada no Palácio do Planalto, o presidente efetivou no final da manhã a indicação do economista, decisão publicada em edição extra do Diário Oficial da União.

O evento teve a participação de Rubem Novaes, ex-presidente da instituição financeira que anunciou em julho a renúncia ao cargo. Na época, ele defendeu a renovação dos quadros de direção do Banco do Brasil.

Brandão tem uma carreira de mais de 30 anos no mercado financeiro, atuando principalmente com o atacado do setor bancário. Entre 2012 e 2016, ele foi presidente da filial brasileira do HSBC, período no qual o banco encerrou sua operação no varejo no país.

Em 2016, o HSBC Brasil foi comprado pelo Bradesco por 5,2 bilhões de dólares (o equivalente a R$ 17,6 bilhões na época). O executivo foi realocado para Nova Iorque e, até 2018, foi responsável pelas áreas de global banking and markets do HSBC para a Europa.

Em seguida, ocupou a mesma área voltada para as Américas (Canadá, EUA e América Latina), posição em que esteve até recentemente.

O HSBC passa por um processo de reestruturação, anunciado no início do ano. Além do plano de corte de 35 mil postos, o banco também quer redirecionar seu foco para Oriente Médio e Ásia.

O economista atuava no HSBC desde 1999. Antes, trabalhou por 11 anos no Citibank em São Paulo e Nova York. Ele é formado em ciência da computação pela Universidade Mackenzie.

Leia mais

IPCA-15 registra deflação de 0,14% em agosto, aliviando o custo de vida no Brasil

Matheus Valadares

Concurso 2.906 da Mega-Sena sorteia hoje prêmio de R$ 35 milhões

Matheus Valadares

Brasil sente efeitos positivos após indicações de corte de juros nos EUA

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!