24.3 C
Manaus
27 de janeiro de 2026
Brasil

Anvisa começa a análise do 1° registro de vacina contra Covid

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) informou nesta quinta-feira (1°) que vai começar a primeira revisão para registro de uma vacina contra a Covid-19. A análise será realizada por meio de um novo processo que havia sido autorizado na terça-feira (29), cujas regras reduziram a exigência da documentação inicial.

O primeiro pedido foi protocolado pelo laboratório britânico AstraZeneca. A farmacêutica está desenvolvendo uma vacina em parceria com a Universidade de Oxford, que deverá ser produzida no Brasil pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Esse é primeiro passo para que se autorize a aplicação de uma vacina no país – caso ela seja aprovada em todos os testes clínicos.

A vacina britânica é considerada uma das principais apostas para a imunização contra o Covid-19 no Brasil. O governo, por meio do Ministério da Saúde e da Fiocruz, assinou um memorando de entendimento com a AstraZeneca que prevê a compra de 30 milhões de doses da vacina, com entrega em dezembro deste ano e janeiro do ano que vem.

Além das doses iniciais, o memorando ainda inclui a possibilidade de aquisição de mais 70 milhões se a vacina tiver eficácia e segurança comprovadas. O acordo inicial também prevê a transferência da tecnologia desenvolvida pela Universidade de Oxford e pelo laboratório AstraZeneca para produção local na Fiocruz, com previsão de início, de acordo com o ministério, ainda no primeiro semestre de 2021.

Leia mais

Assaltante é rendido por cabelereira e vira escravo sexual durante três dias em Tocantins

Matheus Valadares

Pai e tio são indiciados por coação no caso do cão Orelha em SC

Matheus Valadares

Pai arrecada R$ 113 mil para tratamento do filho e gasta tudo no ‘Tigrinho’

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!