24.3 C
Manaus
27 de janeiro de 2026
Amazonas

Fundação Amazonprev realiza testes rápidos de Covid-19 em servidores da instituição

A Fundação Amazonprev iniciou na manhã desta sexta-feira (02/10) a testagem geral de seus colaboradores para a Covid-19. A iniciativa visa a prevenção e identificação precoce de casos suspeitos para encaminhamento rápido aos serviços de saúde, evitando assim uma possível transmissão no ambiente de trabalho.

“Manter a segurança e garantir que as pessoas que estão trabalhando na instituição estejam com saúde é de extrema importância para o Governo do Estado. Nossa prioridade não são somente nossos servidores e colaboradores, mas também os aposentados e pensionistas que precisam vir até a instituição para tratar de assuntos previdenciários”, explicou o presidente da Amazonprev, André Luiz Zogahib.

A testagem dos servidores acontece em parceria com a Secretaria de Saúde do Amazonas (SES-AM), iniciando nesta sexta-feira (02/10) e seguindo até o dia 9 de outubro. Ao todo, 220 servidores, incluindo comissionados, terceirizados e estagiários, farão o teste. Em caso de resultado positivo, serão adotados os protocolos de segurança padrão, como o afastamento das atividades profissionais e encaminhamento do servidor para o serviço de saúde, seguindo as orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS).

A ação foi recebida de forma positiva pelos servidores, que dizem se sentir mais seguros com a possibilidade de realizar o teste, o que representa um cuidado maior da instituição com a saúde de todos.

“Achei muito oportuna a iniciativa da Amazonprev em oferecer os testes para detecção do Covid-19, pois o momento em que estamos vivendo é de apreensão e incertezas, e isso nos traz segurança tanto no ambiente de trabalho, quanto a retornarmos para nossas casas e ao convívio de nossos familiares”, destacou a analista previdenciária, Janis Lisandra.

Teste rápido – Os testes rápidos utilizam uma amostra de sangue da pessoa para detectar a presença de dois tipos de anticorpos: o IgM e o IgG. O primeiro é considerado um marcador para a fase aguda da doença e começa a ser produzido entre cinco e sete dias após a infecção pelo vírus. Já o segundo é um anticorpo mais específico, que permanece circulando mesmo após o fim da fase aguda, indicando que a pessoa está teoricamente protegida de futuras infecções provocadas. O exame oferece diagnóstico em até 30 minutos.

Leia mais

Vídeo mostra os últimos momentos de jovem que morreu em flutuante no AM

Matheus Valadares

Acidente em Itacoatiara mata filho de vereadora após colisão com palmeira

Matheus Valadares

Ataque de onça assusta moradores do Cacau-Pereira, em Iranduba

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!