5 de dezembro de 2025
Cultura

Amazonas Filarmônica apresenta concerto “Henrique Oswald & Ravel” nesta quinta-feira (15/10)

As obras do compositor brasileiro Henrique Oswald (1852-1931) e do francês Maurice Ravel (1875-1937) serão destaque no concerto da Amazonas Filarmônica, nesta quinta-feira  (15/10), às 20h, no Teatro Amazonas. O evento gratuito, promovido pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, tem agendamento de vagas pelo Portal da Cultura (bit.ly/oswaldravel). 

O Teatro Amazonas funciona com 50% da capacidade e o espaço adotou protocolos de segurança e saúde em prevenção à Covid-19, como distanciamento social de 1,5 metro, totens de álcool em gel em pontos estratégicos, funcionários treinados e com equipamentos de proteção, aferição de temperatura na entrada do espaço e limpeza e higienização do local. O uso de máscara é obrigatório.

Assim como nos concertos anteriores, a Amazonas Filarmônica continua a usar um formato de música de câmara, sem maestro, com poucos músicos ao palco para evitar aglomeração. A primeira obra apresentada será “Quarteto com piano n.2 em sol maior”, do compositor e diplomata brasileiro Henrique Oswald, interpretada por Giovanny Conte (violino), Rossini Rocha (viola), Anna Samokish (violoncelo) e um convidado do Coral do Amazonas, o pianista Renan Branco. 

Em seguida, a violoncelista russa Anna Samokish (radicada no Amazonas desde 2014) é acompanhada pela harpista Noemi Mello para interpretaram três duetos: “Elegia” (também de Henrique Oswald),  “O Cisne” (de Camille Saint-Saëns) e o envolvente “Canto do Cisne Negro” (de Heitor Villa-Lobos).


O evento encerra com um septeto escrito pelo compositor francês Maurice Ravel. A composição surgiu quando a fábrica Érard, para concorrer com um fabricante de harpas chamado Pleyel, encomendou a Ravel uma peça que fizesse uso efusivo da harpa. 
O gênio francês escreveu, então, sua “Introdução” e “Allegro” para um grupo de sete músicos: harpa, flauta, clarinete, dois violinos, viola e violoncelo – no formato de um “concerto em miniatura”.

Para a obra de Ravel, os intérpretes serão Diana Todorova (harpa), Tatiana Gerassimova (flauta), Vadim Ivanov (clarinete), Irina Glibka e Svetlana Kozlova (violinos), Rani Mello (viola) e Adriana Velikova (violoncelo).

Visitação – O funcionamento do Teatro Amazonas para visitas turísticas permanece de terça a sábado, das 9h às 15h. O espaço permite grupos de visitas com até 20 pessoas para evitar aglomerações.

O agendamento para as visitas nos espaços culturais administrados pela Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa também é realizado on-line pelo link bit.ly/agendaespacos.

 

Leia mais

“Aquelas que me habitam”: espetáculo resgata ancestralidade e resistência feminina amazônica

Matheus Valadares

Espetáculo “Menino” transforma dor em poesia e estreia dia 27 de julho no coração de Manaus com entrada gratuita

Central de Jornalismo

Acessibilidade cultural: Projeto de longa-metragem de Marcos Tupinambá apresenta lendas amazônicas com sessões inclusivas

Central de Jornalismo

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!