32.3 C
Manaus
18 de agosto de 2025
BrasilDestaques

Promotor suspeita que chefão do PCC esteja na Bolívia

Neste sábado (17), Lincoln Gakiya, promotor do Ministério Público que investiga o Primeiro Comando da Capital (PCC) desde 2005, disse suspeitar que o traficante André Oliveira Macedo, o André do Rap, esteja na Bolívia. Ele deu declarações à CNN Brasil.

– Por enquanto nós não sabemos sequer se o André do Rap saiu do Brasil. Temos só suspeitas. Diligências estão sendo feitas em contato com outros países para ver se a gente localiza. É possível que ele esteja na Bolívia, mas é só suspeita – disse.

Gakiya explicou que a preferência pelo país seria justificada pela falta de cooperação da Bolívia com o Brasil.

– Temos um problema sério de cooperação com Bolivia. Isso tem feito com que vários criminosos escolham esse país para se esconder.

O promotor destacou ainda a corrupção policial na Bolívia.

– Na Bolívia os traficantes conseguem, com poderio financeiro, cooptar e corromper policiais para obter proteção. Mas estamos trabalhando com análises de vínculos, de parentes, com tudo que é possível – falou.

Segundo Lincoln, “o tráfico internacional hoje é o ‘carro chefe’ e principal fonte de arrecadação do PCC”.

– Ele era um criminoso comum. Mas em 2010 assumiu no PCC, junto com outros, a função de estruturar o tráfico internacional de cocaína para Europa, a partir do Porto de Santos. Ele fez isso com muita propriedade, com muito sucesso. Tanto que o tráfico internacional hoje é o ‘carro chefe’ e principal fonte de arrecadação do PCC. Com a soltura, é perigoso, porque ele detém toda a expertise no contato com países produtores de cocaína e também com Europa. É muito perigoso. Perde a sociedade, que está em risco, e ganha o crime organizado – disse ainda o promotor.

Leia mais

Rapaz com malformação arteriovenosa precisa de ajuda para cirurgia e conta com seu apoio

Matheus Valadares

Fã toma microfone de Joelma, critica repertório e a deixa constrangida durante show em Silves

Matheus Valadares

‘Maroca’ toma todas, causa incêndio e gera revolta de moradores em Parintins

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!