5 de dezembro de 2025
Cultura

Orquestra de Câmara do Amazonas apresenta “Mosaico Russo” no Palácio Rio Negro

A Orquestra de Câmara do Amazonas (OCA) apresentará obras de compositores russos no Palácio da Justiça. O concerto “Mosaico Russo” será realizado na terça-feira (27/10), às 19h, no Centro Cultural Palácio Rio Negro (avenida Sete de Setembro, 1546, Centro). O evento gratuito é  promovido pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, e as vagas para prestigiar já foram preenchidas pelo Portal da Cultura (cultura.am.gov.br).

O Palácio Rio Negro dispôs de um número reduzido de vagas para o concerto e adotou os protocolos de segurança e prevenção contra a Covid-19, com totens de álcool em gel e aferição de temperatura na entrada do espaço. O uso de máscara será obrigatório para quem for ao evento.

O concerto terá 45 minutos e vai contar com  12 músicos da OCA e, pela primeira vez, interpretará obras dos compositores Aleksandr Glazunov, Theodore Akimenko, Vasily Kalinnikov e Anton Arensky. O regente titular da orquestra, maestro Marcelo de Jesus, destaca que os compositores são dos períodos romantismo e pós-romantismo russo.

“Este é um concerto de estreia da OCA, nenhuma dessas obras foi apresentada anteriormente e, por isso, reservamos duas semanas para ensaios”, diz. “A escolha destes nomes tem a proposta de, como diz o título do concerto, criar um mosaico sobre esse período da música russa. Como muitos de nossos integrantes têm origem russa e do leste europeu, é um repertório natural para eles”, comenta o maestro.

Ainda segundo Marcelo de Jesus, o concerto terá uma segunda apresentação no Teatro Amazonas, em breve. “Neste primeiro evento, atendemos um público mais reduzido no Palácio Rio Negro e no Teatro, já teremos uma apresentação mais amadurecida para um público maior”, explica.

Leia mais

“Aquelas que me habitam”: espetáculo resgata ancestralidade e resistência feminina amazônica

Matheus Valadares

Espetáculo “Menino” transforma dor em poesia e estreia dia 27 de julho no coração de Manaus com entrada gratuita

Central de Jornalismo

Acessibilidade cultural: Projeto de longa-metragem de Marcos Tupinambá apresenta lendas amazônicas com sessões inclusivas

Central de Jornalismo

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!