27.3 C
Manaus
23 de agosto de 2025
BrasilDestaques

STF barra plano de Bolsonaro para conter coronavírus entre indígenas

O ministro Luís Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta quinta (22) que a União elabore um novo Plano Geral de Enfrentamento e Monitoramento do coronavírus (covid-19) para os povos indígenas.

Conforme publicação do Poder 360, o magistrado rejeitou a homologação da 2ª versão do plano por considerá-lo “genérico e vago”.

Desse modo, o governo tem prazo máximo de 20 dias para apresentar novo plano, feito sob a coordenação do Ministério da Justiça e Segurança Pública.

A determinação inclui ainda a participação do Ministério da Saúde, da Fundação Nacional do Índio (Funai) e da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai).

A decisão, feita nos autos da Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADFP), foi ajuizada pela Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib) e por seis partidos de oposição.

Segundo o magistrado, houve avanços na nova versão apresentada. Entretanto, ela é insatisfatória e não atende aos elementos essenciais.

De acordo com Barroso, o documento do governo Bolsonaro não detalha as ações a serem implementadas, metas, critérios, indicadores e cronograma de execução.

“A pandemia está em curso há aproximadamente 7 meses e ainda não há um plano adequado para lidar com o problema, por meio do qual a União assuma compromissos mensuráveis e monitoráveis, situação que expõe a grave risco à saúde e à vida dos povos indígenas”, afirmou.

Leia mais

Aeronave declara emergência e pousa com segurança no Aeroporto de Manaus

Matheus Valadares

STF condena deputada Carla Zambelli a 5 anos de prisão por porte ilegal de arma e constrangimento ilegal

Matheus Valadares

Governo do Amazonas divulga novo boletim sobre a cheia e ações de apoio às vítimas

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!