O número de internações de pacientes com Covid-19 em Manaus aumentou 117% em outubro, em comparação com o mês de setembro. Os dados são da Fundação de Vigilância e Saúde (FVS-AM). Segundo o órgão, em setembro, foram 359 internações em hospitais da cidade e, em outubro, 781.
No final de outubro, o Hospital Delphina Aziz, referência no tratamento de pacientes com Covid-19 no Amazonas, voltou a ter quase 100% dos leitos de UTI ocupados. O número se aproximava do pico de internações que o hospital chegou a registrar durante a pior fase da pandemia no estado, entre os meses de abril e maio. Até a terça-feira (4), a doença já infectou mais de 163 mil pessoas e matou cerca de 4,5 mil no estado.
De acordo com a FVS, os números correspondem às internações diárias em leitos clínicos e UTIs, tanto das redes de saúde pública e particular de Manaus.
Para a Fundação, o aumento de hospitalizações reflete no aumento no número de óbitos. Em Manaus, segundo a FVS, 30% das pessoas hospitalizadas evoluem para óbito.
O número de óbitos também voltou a subir. Na capital, durante o mês de setembro, foram registrados 189 e em outubro, 232, o que representa um crescimento de 22%.