33.3 C
Manaus
23 de agosto de 2025
DestaquesEconomia

Decreto autoriza antecipação do 13º salário todos os anos

De acordo com decreto publicado pelo governo, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) vai antecipar o pagamento do 13° previdenciário, concedido anualmente a quem recebe aposentadorias, pensões por morte ou auxílios diversos.

Essa nova medida começa a valer apenas a partir do próximo ano. No entanto, em 2020, as parcelas foram adiantadas por conta da pandemia do coronavírus.

O decreto tem o objetivo de estender essa nova opção para outros anos, sem que haja a necessidade do governo anunciar o adiantamento.

Os pagamentos do 13º salário já foram pagos este ano, entre o final de abril e início de junho. As parcelas, conforme o calendário oficial do INSS, deveriam ser pagas no final do ano, embora fosse comum que a primeira parte fosse antecipada para o mês de agosto.

O Senado agora vai analisar a possibilidade de criar, apenas para 2020, um 14º salário para aposentados e pensionistas do INSS, com o objetivo de beneficiar os cidadãos que já sacaram o 13º.

Dessa forma, o senador Paulo Paim (PT-RS) pediu urgência na aprovação do Projeto de Lei (PL) 3.657/2020 que prevê a criação do 14º salário emergencial.

De acordo com o texto, será concedido uma parcela extra para pagar aos segurados durante a pandemia do novo coronavírus.

A proposta, apresentada pela Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH), recebeu voto favorável de Paim, relator do projeto na Comissão.

Segundo ele, aproximadamente 35 milhões de aposentados e pensionistas do INSS, e que em torno de 80% desse grupo recebe apenas um salário mínimo por mês.

“A pandemia está fazendo um enorme estrago na economia e na vida das pessoas menos favorecidas”, disse o senador.

Leia mais

Gari sofre acidente grave e tem perna esmagada por ônibus no Terminal 1

Matheus Valadares

Suspeitos invadem residência no bairro Compensa e executam homem na frente da família

Matheus Valadares

Omar Aziz é destaque na categoria Melhores do Senado no Prêmio Congresso em Foco 2025

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!