29.3 C
Manaus
22 de agosto de 2025
DestaquesEconomia

Covid: Guedes diz que auxílio pode voltar caso haja nova onda

(Davos - Suíça, 23/01/2019) Palavras do Ministro de Estado da Economia, Paulo Guedes. Foto: Alan Santos/PR

Nesta terça-feira (10), o ministro da Economia, Paulo Guedes, admitiu que o auxílio emergencial pode voltar a ser pago, no próximo ano, caso o país enfrente uma segunda onda do novo coronavírus.

– Deixamos bem claro para todo mundo. Se houver uma segunda onda no Brasil, temos já os mecanismos. Digitalizamos 64 milhões de brasileiros. Sabemos quem são, onde estão e o que eles precisam para sobreviver – disse ele.

As declarações de Guedes foram dadas durante uma teleconferência com a agência Bloomberg.

Segundo a Folha de S.Paulo, o ministro destacou ainda que os gastos ligados à Covid-19, que representam mais de 8% do Produto Interno Bruto (PIB), ficariam em patamares menores no caso de um novo crescimento da contaminação pelo vírus.

– Se uma segunda onda nos atingir, aí iremos aumentar mais [os gastos]. Em vez de 8% do PIB, provavelmente [usaremos], desta vez, metade disso porque podemos filtrar os excessos e certamente usar valores menores – avaliou Guedes.

Ele ressaltou que novos gastos só serão feitos se houver necessidade. Ele assegurou que a doença não será usada como desculpa para “movimentos políticos irresponsáveis”.

– O que definitivamente não faremos é usar uma doença que nos deixou como desculpa para fazer movimentos políticos irresponsáveis. Nós podemos gastar um pouco mais. Exatamente porque as pessoas entendem que temos que voltar à situação anterior tão logo a doença nos deixe. Nós estamos prontos para agir se a doença vier novamente, mas certamente não agiremos [dessa forma] se ela for embora – falou.

Leia mais

Aeronave declara emergência e pousa com segurança no Aeroporto de Manaus

Matheus Valadares

STF condena deputada Carla Zambelli a 5 anos de prisão por porte ilegal de arma e constrangimento ilegal

Matheus Valadares

Governo do Amazonas divulga novo boletim sobre a cheia e ações de apoio às vítimas

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!