33.3 C
Manaus
23 de agosto de 2025
DestaquesPolítica

Em Brasília, Wilson Lima discute projetos para garantir acesso à internet no interior do Amazonas

O governador Wilson Lima esteve em Brasília, nesta quarta-feira (11/11), para tratar sobre o Programa Norte Conectado, do Governo Federal, que vai ampliar a infraestrutura de telecomunicações na região, beneficiando 13 municípios do Amazonas, em sua primeira fase, com acesso à internet por fibra óptica. A agenda incluiu reuniões com o vice-presidente da República, Hamilton Mourão; com o ministro das Comunicações, Fábio Faria; e com o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Marcos Pontes.

Lançado no mês de setembro, o Norte Conectado prevê a instalação de cerca de 10 mil quilômetros de cabos de fibra óptica no leito dos rios Negro, Solimões, Madeira, Purus, Juruá e Rio Branco, interligando diretamente 59 municípios da região e beneficiando aproximadamente 9,2 milhões de pessoas.

Segundo Wilson Lima, o Governo Federal também já está trabalhando para integrar as ações do Norte Conectado com o Programa Amazônia Conectada, do Ministério da Defesa, para que a resolutividade da questão da internet na região seja mais abrangente e eficaz.

“Nós já temos um programa que vem sendo tocado há algum tempo, o Amazônia Conectada, que é tocado pelo Ministério da Defesa, mas agora há uma integração com o Ministério das Comunicações, que está desenvolvendo o projeto Norte Conectado em parceria com o Ministério de Ciência e Tecnologia. O Amazônia Conectada já chegou ao município de Novo Airão e daqui a 30 dias, aproximadamente, estará no município de Barcelos, e a proposta é que ele vá até São Gabriel da Cachoeira”, disse o governador.

De acordo com ele, o Ministério das Comunicações está comprometido em iniciar, no ano que vem, o estudo de viabilidade para que o Norte Conectado comece a chegar ao Amazonas. Para isso, o governador colocou a Processamento de Dados Amazonas S/A (Prodam) à disposição do Governo Federal para auxiliar no que for preciso.

“O Estado veio aqui também se colocar à disposição para que a gente possa fazer a conexão com aqueles municípios e comunidades onde o Governo Federal não vai conseguir chegar”, afirmou.

Conselho da Amazônia – Wilson Lima destacou, ainda, que o vice-presidente Mourão garantiu apoio às iniciativas de ampliação da conectividade no Norte do país, ressaltando que a comunicação é uma das prioridades do governo Bolsonaro e do Conselho Nacional da Amazônia Legal.

“Nesse processo, o Conselho Nacional da Amazônia faz essa interligação entre esses ministérios porque isso é de interesse não só do estado do Amazonas, mas da Amazônia como um todo. Esse é um processo fundamental de interligação para levar comunicação àqueles municípios que estão distantes”, frisou Wilson Lima.

Benefícios – O Programa Norte Conectado está organizado em seis fases e prevê a implantação de nove infovias na região amazônica, com investimento estimado em R$ 1 bilhão.

A infovia do Médio e Alto Solimões, prevista na fase 1 do programa, terá 1.275 quilômetros e integrará 13 municípios do Amazonas: Tefé, Alvarães, Uarini, Juruá, Fonte Boa, Jutaí, Tonantins, Santo Antônio do Içá, Amaturá, São Paulo de Olivença, Tabatinga, Benjamin Constant e Atalaia do Norte. Cerca de 358.918 pessoas serão beneficiadas.

De acordo com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), a infovia trará impactos positivos para mais de 20 unidades de saúde e 370 escolas do seu entorno, além de reforçar as políticas de segurança nas áreas de fronteira e fortalecer as instituições de ensino e pesquisa dos municípios.

Leia mais

Criminosos invadem residência e executam jovem com 16 tiros em Imperatriz, no Maranhão

Matheus Valadares

Jovem resiste à prisão, mata policial e faz transmissão ao vivo de reféns no Amapá

Matheus Valadares

Jovem de 21 anos morre em grave acidente de moto na Av. das Torres

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!