15 de setembro de 2025
DestaquesPolítica

Prefeito que morreu na véspera da eleição é reeleito em Minas

Mesmo após ter morrido no sábado (14), o atual prefeito e candidato à reeleição pela cidade de Passa Quatro (MG), Antônio Claret, foi o escolhido por 60,8% dos eleitores do município e venceu o pleito realizado no domingo (15). O Partido Verde (PV), do qual ele fazia parte, tentou substituir o postulante, mas as urnas já estavam lacradas. A Justiça Eleitoral agora deve definir com quem ficará o comando da cidade.

Claret obteve 5.638 votos na cidade. Betinho Paiva (DEM) foi o segundo colocado, com 35,61% dos votos (3.302). Em terceiro lugar ficou Dr. Aledson (PSC), que teve 333 votos (3,59%). A cidade ainda teve 666 votos nulos e outros 244 brancos.

O político estava internado há duas semanas após sofrer infarto e veio a óbito na noite de sábado (14). Ele foi o prefeito eleito mais novo da história de Passa Quatro, aos 28 anos, no ano de 1986. Ele ainda foi vereador, presidente da Câmara, vice-prefeito e prefeito em duas ocasiões.

O juiz eleitoral Ronaldo Ribar, da Comarca de Itanhandu (MG), que responde por Passa Quatro, informou que o Partido Verde fez a solicitação para substituição de Antônio Claret ainda na noite de sábado para que Henrique Nogueira Gonçalves fosse o candidato a prefeito e Marco Torres o vice. No entanto, como as urnas já estavam lacradas, não houve tempo para substituição.

A Justiça Eleitoral ainda irá avaliar o pedido de substituição, o que é comum em toda troca de candidatos. A lei eleitoral permite a troca de candidatura após o prazo (20 dias antes do pleito) em caso de morte. Caso o pedido seja aceito, os votos destinados a Antônio Claret vão para Henrique Nogueira Gonçalves. Caso seja indeferido, os votos serão anulados.

Leia mais

Sine Manaus oferta 370 vagas de emprego nesta segunda–feira, 15/9

Central de Jornalismo

Acidente na AM-010 deixa vários feridos após motorista sofrer convulsão

Matheus Valadares

Nikolas Ferreira ataca Felipe Neto, Whindersson e pede cancelamento de vistos para os EUA

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!