15 de setembro de 2025
Política

Plínio Valério quer volta do voto impresso: “Porque essa implicância?”

O senador pelo Amazonas, Plínio Valério, foi às redes sociais defender a volta do voto impresso no Brasil. E mais do que isso, ameaçou mandar uma PEC para mudar o sistema eleitorial brasileiro, após os atrasos na contabilização das urnas domingo passado. “Depois das falhas na totalização e divulgação dos votos do 1° turno das eleições municipais, apelo aos presidentes do STF, Luiz Fux, e do TSE, Luís Roberto Barroso, que agilizem uma decisão definitiva sobre a lei do voto impresso, aprovada pelo Congresso Nacional em 2015 e Judiciário não cumpre.”

A tese é defendida por Jair Bolsonaro e seus apoiadores, mas o TSE afirma que o voto é seguro. “Se o STF não se manifestar de forma definitiva derrubando ou confirmando a lei do voto impresso em vigor, suspensa por liminares, vou apresentar no Senado uma PEC com o mesmo teor, para derrubar o argumento da inconstitucionalidade. A PEC pode sanar inconstitucionalidades.”

Plinio Valério disse que nada pode impedir essa mudança, nem mesmo a questão financeira. “Dinheiro não é desculpa. Recursos não faltam no orçamento bilionário do TSE para adequar o sistema de votação impressa para afastar o temor da fraude. Daqui até 2022, quando teremos eleições gerais, tem bastante tempo para o TSE se adaptar e fazer cumprir a lei que não foi derrubada.”

Por fim, ele disse que o sistema impresso é alvo de preconceito. “Porque essa implicância com o voto impresso? A lei foi aprovada pela maioria do Congresso, que tem autonomia para definir a legislação eleitoral. Se é inconstitucional, o STF tem que derrubar. Aí partimos para uma PEC que terá aplicação inquestionável.”

Leia mais

Nikolas Ferreira ataca Felipe Neto, Whindersson e pede cancelamento de vistos para os EUA

Matheus Valadares

Bolsonaro vai a hospital em Brasília para retirar lesões de pele após autorização de Moraes

Matheus Valadares

STF condena Jair Bolsonaro a 27 anos e três meses de prisão em regime fechado

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!