11 de setembro de 2025
Mundo

Trump autoriza transição para governo do democrata Joe Biden

US President Donald Trump speaks during a meeting with resturant executives in the State Dining Room of the White House May 18, 2020, in Washington, DC. (Photo by Brendan Smialowski / AFP) (Photo by BRENDAN SMIALOWSKI/AFP via Getty Images)

A GSA (General Services Administration), agência encarregada de autorizar o início do processo de transição nos Estados Unidos, informou nesta segunda-feira (23) à equipe do presidente eleito Joe Biden que a transição pode começar oficialmente. A administração informou ter verificado que presidente eleito é o “aparente vencedor” das eleições de 3 de novembro.

O presidente Donald Trump, que se recusou a conceder a eleição, disse em seguida que está orientando sua equipe a cooperar na transição, mas promete continuar lutando.

A mudança abre caminho para o início da transição e permite que Biden coordene com agências federais os planos para assumir em 20 de janeiro.

Uma autoridade disse que a administradora da agência Emily Murphy tomou a decisão depois que os esforços de Trump para subverter a votação fracassaram nos estados-chave, mais recentemente em Michigan, que certificou a vitória de Biden nesta segunda-feira.

– Saiba que tomei minha decisão de forma independente, com base na lei e nos fatos disponíveis. Nunca fui direta ou indiretamente pressionado por qualquer funcionário do Poder Executivo – incluindo aqueles que trabalham na Casa Branca ou na GSA – com relação ao conteúdo ou ao momento de minha decisão – escreveu Murphy em uma carta a Biden.

Trump tuitou logo após a carta se tornar pública.

– Nosso caso continua FORTEMENTE, vamos manter a boa luta, e acredito que vamos vencer! No entanto, no melhor interesse do nosso país, estou recomendando que Emily e sua equipe façam o que for necessário em relação aos protocolos iniciais, e disse à minha equipe para fazer o mesmo.

Leia mais

Nikolas Ferreira sofre ameaça de morte e Magno Malta aponta ódio da extrema esquerda

Matheus Valadares

VEJA: Jovem ucraniana é assassinada a facadas em trem nos EUA

Matheus Valadares

Polônia aciona Artigo 4 da Otan após drones russos invadirem espaço aéreo

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!