11 de setembro de 2025
DestaquesMundo

Anvisa alerta sobre infecção por meio de fungo que pode ser fatal

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) identificou um possível caso de infeção por Candida auris, no Brasil e emitiu um alerta de risco na segunda-feira (7). Se confirmado, será o primeiro caso positivo no país.

A agência afirma que médicos identificaram o fungo em um paciente adulto, internado em UTI em um hospital no estado da Bahia, na última sexta-feira (4).

Uma amostra de ponta de cateter foi colhida e enviada ao Laboratório Central de Saúde da Bahia (Lacen-BA) e ao Laboratório do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC-FMUSP).

Dado o possível caso, a Anvisa pede que seja reforçada a vigilância laboratorial da Candida auris nas unidades de saúde do país. Em caso de suspeita de um paciente infectado, a agência orienta que sejam adotadas as medidas contidas no comunicado de risco criado em março de 2017.

O que é o Candida auris?

É um tipo de fungo que resiste a medicamentos e pode ser fatal se contaminar a corrente sanguínea, sobretudo para pessoas com comorbidades. Foi identificado pela primeira vez em 2019, no canal auditivo de um paciente na Coreia do Sul.

Classificado por médicos e cientistas como um “superfungo”, o Candida auris começou a surgir anos depois em outros países, como Estados Unidos, Reino Unido, Espanha, Índia, África do Sul, Colômbia e Venezuela.

Leia mais

STF forma maioria para condenar Bolsonaro e aliados por tentativa de golpe

Matheus Valadares

Polícia desmantela quadrilha em 1º caso de deepfake com clonagem facial no estado

Matheus Valadares

Paralisação de rodoviários em Manaus gera caos no transporte público

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!