Josué Jesus Xavier Lima, de 20 anos, foi morto após trocar tiros com policiais militares da Rocam, no final da noite desta quarta-feira (9). O comparsa dele, identificado como João Carvalho da Silva, de 35 anos, acabou preso depois do confronto. A ocorrência aconteceu no bairro Armando Mendes, Zona Leste de Manaus.
De acordo com a polícia, a dupla estaria cometendo assaltos na região em uma moto. A equipe da Rocam estava realizando patrulhamento de rotina quando avistou Josué e João em atitude suspeita. Os agentes tentaram abordá-los, emitindo sinais sonoros para que eles parassem.
No entanto, os suspeitos se recusaram a parar e Josué, que estava na garupa da moto, começou a atirar contra a equipe policial, que revidou.
O suspeito acabou sendo atingindo pelos disparos e foi encaminhado para o Hospital e Pronto-Socorro João Lúcio, mas não resistiu e morreu. O corpo dele foi removido para o Instituto Médico Legal (IML).
João Carvalho, que conduzia a motocicleta, foi capturado pela equipe policial. A moto utilizada pela dupla, modelo CG 160, cor Cinza, estava com restrição de roubo e foi apreendida. Além disso, com os suspeitos foram encontrados uma arma de fogo, com cinco munições e quatro celulares, conforme informou a equipe da Rocam.
Encaminhado para o 14º Distrito Integrado de Polícia (DIP), João foi autuado em flagrante por roubo majorado. Ele será conduzido à Central de Recebimento e Triagem (CRT), onde ficará à disposição da Justiça.