26.3 C
Manaus
22 de setembro de 2025
DestaquesPolícia

Policial mata a tiros cachorro de criança autista

Agentes da Guarda Municipal de Vila Velha atiraram contra um cachorro na Avenida Jerônimo Monteiro, no bairro Jaburuna, na noite desta segunda-feira (7). Um vídeo registrou o momento em que os agentes descem da viatura e um deles efetua o disparo na pata do animal.

A família que é tutora de Jubileu, como é chamado o cão, afirmou que o animal não tem costume de avançar nas pessoas e não oferecia riscos aos agentes. Além disso, ele foi adotado para fazer companhia a Brian, um garoto de 13 anos que é autista. Segundo Fabrício Santana, tio do adolescente, o animal fugiu porque alguém esqueceu o portão da casa aberto.

https://www.instagram.com/p/CIqvvIoBRGu/?igshid=103pjujr3wf4b

 

“Ele atravessou para o outro lado da rua e começou a brigar com outro cachorro de rua. No meio dessa briga, veio um rapaz com uma vassoura e tentou bater no cachorro, aí o animal ficou mais estressado. Logo em seguida, a Guarda Municipal estava passando e parou. O guarda já saiu com a arma em punho da viatura, já mirando o cachorro. Ele deu um tiro na coxa traseira do cachorro”, disse Fabrício.

Fabrício ainda alegou que os agentes chegaram a socorrer o animal a pedido dos familiares, levando-o para um hospital veterinário particular de Vila Velha. Ele contou que os agentes, porém, foram embora sem se preocupar com a conta do atendimento prestado ao cão. Fabrício ainda reiterou que o cachorro é um vira-lata e não um Pitbull, como os guardas teriam imaginado.

“Os agentes da Guarda levaram o cachorro para um hospital veterinário de Itapuã. Meu outro sobrinho pediu para esperarem, porque queria pegar os nomes deles e a placa da viatura, mas eles foram embora. Em momento nenhum o cachorro avançou no guarda. Ele alegou que era um Pitbull, mas era um vira-lata. Ele está debilitado ainda, não se alimenta direito e talvez uma pata dele fique com sequelas. Pediram para deixar o cachorro lá por mais dois dias e a dívida pelo tratamento está em R$ 1.845”, disse.

O QUE DIZ A GUARDA MUNICIPAL

Demandada pela reportagem de A Gazeta, a Guarda Municipal de Vila Velha informou, por meio de nota, que os agentes efetuaram o disparo contra o animal porque, na ocasião, a equipe não possuía gás de pimenta, arma elétrica ou nenhum outro meio para conter o cachorro sem machucá-lo e proteger a integridade dos agentes.

A guarda ainda alegou que encaminhou o animal ao hospital veterinário com segurança e que fez o boletim de ocorrência. A nota salienta, também, que “os animas são de responsabilidade dos seus donos e todos os danos por eles causados, são de responsabilidade do proprietário”.

Leia mais

Militares resgatam os corpos de mãe e filha após acidente em Iranduba

Matheus Valadares

Flamengo e Vasco empatam em 1 a 1 no Maracanã e Cruzmaltino segue sem vencer rival no Brasileirão

Matheus Valadares

Vasco enfrenta Flamengo e busca quebrar jejum de vitórias no clássico carioca

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!