As obras de revitalização do sistema de iluminação pública e cênica da Ponte Jornalista Phelippe Daou, a Ponte Rio Negro, realizadas pela Secretaria de Estado de Infraestrutura e Região Metropolitana de Manaus (Seinfra), avançam dentro do ritmo esperado e devem ser entregues no primeiro trimestre de 2021.
Com investimento de R$ 4.608.018,08, o contrato apresenta um percentual geral de 35% de obra pronta, com destaque para a iluminação viária da ponte, a iluminação pública ao longo dos 3,5 quilômetros de extensão da via, que já está concluída.
Iluminação cênica – A equipe de trabalho responsável pela obra, que envolve 15 homens em média, diariamente, já está procedendo à troca dos projetores fixados nos estais do vão central, denominados eW Reach PowerCore, que emitem luz branca.
Também estão sendo substituídos os projetores instalados nos pilares centrais da ponte, do tipo ColorReach Powercore, que emitem luz de várias tonalidades. Estes projetores estão fixados na parte superior dos pilares e na parte inferior, sob o tabuleiro da ponte. Eles compõem a iluminação cênica da ponte.
Para-raios – O cabeamento do Serviço de Proteção contra Descargas Atmosféricas, o SPDA, que protege as instalações elétricas e demais componentes eletrônicos instalados na ponte contra raios, também está sendo substituído.
As equipes responsáveis por este serviço estão repondo os cabos que foram suprimidos ou inutilizados por vândalos, a partir da realização de testes de continuidade dos referidos cabos, que consiste em verificar se eles ainda estão operantes ou se devem ser trocados.
O último serviço a ser realizado será a troca dos contatores, dispositivos automáticos que controlam os refletores da iluminação cênica, do vão central da ponte; e os comandos da iluminação da via pública.