26.3 C
Manaus
19 de setembro de 2025
CidadeDestaques

Espetáculo ensina crianças como brincar de teatro em casa com materiais recicláveis

Caixas de papelão, materiais recicláveis e muita criatividade estarão em cena no espetáculo teatral musical “Como fazer teatro em casa, com Tucupi e Tapioca”. Com apresentação marcada para o dia 27/12, a encenação ensinará, de maneira lúdica, como o público, em família, pode brincar de teatro reaproveitando o que se tem em casa, de forma sustentável, criativa e divertida.

Entre as novidades do espetáculo está que todo ele será apresentado no formato digital, por meio de redes sociais e plataformas digitais. O enredo gira em torno das palhaças Tapioca e Tucupi, interpretadas pelas atrizes Aline Cassiano e Naymêe Sahdo, respectivamente, que decidem fazer uma live para ensinar crianças do mundo inteiro a brincar com materiais recicláveis. Mas sem habilidades para esse tipo de atividade online, Tapioca e Tucupi acabam se “atrapalhando” um pouco no momento da transmissão, o que proporcionará graça aos espectadores.

O artista Kim Carvalho, responsável pelas artes, cenografias, adereços e os objetos de cena, conta que a ideia de trabalhar com material reciclado surgiu no início do projeto com a proposta de que caixas de papelão fossem utilizadas no cenário e acessórios.

“Conseguimos algumas caixas de papelão e elas integrarão o cenário da ‘live’. Nosso objetivo é mostrar que as crianças podem brincar de teatro na própria casa reaproveitando materiais que seriam descartados e virariam lixo”, comentou.

A montagem está na fase final dos ensaios. Em cena serão abordados temas como sustentabilidade, preservação do meio ambiente e economia criativa, recheado de “gagues clownescas circenses”, ou seja, palhaçaria, pelas anfitriãs da live.

O projeto “Como fazer teatro em casa, com Tucupi e Tapioca”, proposto por Aline Cassiano, foi contemplado pelo edital Concurso-Prêmio Manaus de Conexões Culturais – Lei Aldir Blanc, da Prefeitura de Manaus. O artista Francisco Mendes assina a direção geral do espetáculo, a dramaturgia e a trilha sonora, com músicas autorais e inéditas. A trilha sonora fica por conta de Cyndi Mendes, Sininho Mendes e Gabriel Bevilaqua, que assina, ainda, a direção musical. As artes, cenografias e adereços são de Kim Carvalho.

Leia mais

União Brasil reage a reportagens sobre PCC e ministro do Turismo decide sair do governo

Matheus Valadares

Idoso se recusa a comprar bombons e ‘valentão’ o agride em Manaus

Matheus Valadares

Homem joga coco em atendente de churrascaria no bairro Alvorada

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!