26.3 C
Manaus
19 de setembro de 2025
CidadeDestaques

EXCLUSIVO Números alarmantes da pandemia apresentados pelo governador em reunião. Veja a ata final

O governador Wilson Lima apresentou número alarmantes sobre a pandemia de coronavírus no Amazonas. Ele disse que, de acordo com o método de cálculo do Governo Federal, o Estado terá 800 mortes por Covid-19 nos próximos três meses. Disse ainda que 53% das pessoas que necessitam de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) pela doença vão a óbito. E o crescimento das internações chegou a 82%.

Os números foram apresentados durante a reunião com entidades representativas da sociedade, especialmente o comércio, na noite de sábado (26/12) e madrugada deste domingo.

Os representantes do comércio falaram da surpresa com o decreto de restrições ao funcionamento das lojas. E esgrimiram números, como os 52 mil postos de trabalho nos shoppings centers da cidade. “Estamos trabalhando com protocolos desenvolvidos pelo hospital Sírio-Libanês e fizemos campanhas nacionais de prevenção contra a pandemia”, disse a representante dos shoppings.

O representante da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) lembrou que o setor beneficia 28 mil famílias no Estado. E que o movimento reduziu drasticamente desde a edição do decreto estadual.

Wilson Lima disse que o Estado ampliou a capacidade de atendimento em mais 50 leitos de UTI, mas todos foram logo ocupados. “Um dos nossos problemas são os recursos humanos. Médicos não querem vir para o Amazonas”, revelou.

O presidente do Centro das Indústrias do Estado do Amazonas (Cieam), Wilson Périco, chegou a dizer que o número de óbitos, sete por dia, está dentro da média nacional. “No pico da pandemia, esses números eram muito maiores”, lembrou.

Curiosidades

A reunião teve curiosidades. Uma delas foi a presença de representantes de setores que não foram restringidos pelo decreto estadual. É o caso de transportes de carga e motoristas de aplicativos. O período eleitoral, as chuvas e as festas de Fim de Ano foram apontados como causas do aumento da pandemia pelo representante da Federação do Comércio (Fecomércio), Aderson Frota. As entidades se comprometeram a adotar medidas para ajudar no combate à pandemia. Vão, por exemplo, providenciar transporte aos colaboradores, evitando que frequentem o transporte público.

Ata_reunião

Leia mais

Bandidos roubam carro de MC Poze e devolvem horas depois

Matheus Valadares

Motora bêbado invade T3 e derruba motocicletas em Manaus

Matheus Valadares

União Brasil reage a reportagens sobre PCC e ministro do Turismo decide sair do governo

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!