26.3 C
Manaus
20 de setembro de 2025
CidadeDestaques

PRESIDENTE DA SAMEL ADMITE COLAPSO, SEGUNDA ONDA E DESMENTE ‘IMUNIDADE DE REBANHO’

O presidente da Samel, Luiz Alberto Nicolau, admitiu nesta terça (29/12), o colapso das redes hospitalares pública e privada do Amazonas. “Estamos na segunda onda (da pandemia) e a tal de ‘imunidade de rebanho’ não existe. Em julho, quando tínhamos seis pacientes internados e passamos dias sem internar ninguém, acreditamos nela. Não existe”, enfatizou o dirigente.

O Brasil teve 1.111 mortos por Covid-19 nas últimas 24 horas. A última vez que o País passou dos mil mortos foi em 17/12 e, antes, em 30/09. Houve aumento do número de infectados e os especialistas debitam a conta a um rescaldo das festas de Natal, contando os cinco dias para aparecerem os sintomas. O Amazonas teve 1.447 novos casos, de ontem para hoje.

A Samel tinha, há uma semana, apenas 12 pacientes internados com Covid-19. Hoje (29/12), a instituição tem 74 pacientes internados e internou 116 pessoas em uma semana. Houve 82 altas domiciliares e três óbitos. “Ontem (28/12) tivemos mais de mil atendimentos no prontosocorro, o nosso recorde, gerando transtorno para profissionais e pacientes”, revelou.

Ano Novo
“Daqui a dois dias estaremos comemorando o Ano Novo, o Réveillon. A gente sabe que é momento de festas e estamos muito preocupados porque o sistema de saúde não conseguirá absorver essa demanda. Ela já está vindo e poderá ser ainda maior. Nós vimos, nos últimos dois dias, três hospitais particulares declararem que estão com 100% da sua ocupação. Hospitais públicos também declararam isso”, lembra.

Os hospitais particulares foram Santa Júlia, Adventista e Check Up. O governo do Estado abriu leitos nos prontos-socorros Platão Araújo e 28 de Agosto. Contratou outros nos hospitais HUGV e Beneficente Portuguesa. E o prefeito eleito David Almeida anunciou que vai abrir hospital de campanha, tencionando reabrir o Nilton Lins.

“Vamos tomar todas as medidas de prevenção para que você não precise de atendimento. Estamos com o sistema de saúde já colapsado”, asseverou. “Aos primeiros sintomas procure um médico. Use Ventilação Não-Invasiva (VNI). A intubação orotraqueal precoce foi o maior erro da história da Medicina”, disse. Ele lamentou o fechamento do Hospital de Campanha Municipal. “Se ele estivesse funcionando, nós não
estaríamos no caos que vivemos hoje na saúde, a cidade de Manaus e o Estado do Amazonas”.

Leia mais

Bandidos roubam carro de MC Poze e devolvem horas depois

Matheus Valadares

Motora bêbado invade T3 e derruba motocicletas em Manaus

Matheus Valadares

União Brasil reage a reportagens sobre PCC e ministro do Turismo decide sair do governo

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!