Manaus/AM – Profissionais de saúde do Hospital Platão Araújo divulgaram um vídeo neste domingo (03) em que reclamam da estrutura da unidade hospitalar. Eles fazem as refeições dentro da enfermaria, com camas muito próximas umas das outras. A denúncia foi feita em um vídeo gravado e exibido durante uma reportagem no Fantástico.
“Paciente não para de chegar, sem ventilador, sem leito, um profissional só, médico, e também aqui com escassez de funcionário, de técnico de enfermagem, precisando para a demanda de paciente que está chegando. E ainda temos que comer aqui ó. Cadê a segurança? Cadê a segurança do… Cadê a segurança do próprio funcionário”, cobra um profissional em um vídeo.
Além disso, em outra denúncia, a esposa de um paciente mostrou que os internados no Platão Araújo tiveram de dividir a ala com uma reforma. Já em outra situação, no Hospital 28 de agosto, uma acompanhante denunciou que funcionários do hospital batiam o ponto entre os leitos de pacientes internados.
Em nota, a Secretaria da Saúde informou que “reconhece não ser o espaço o recomendado para a realização de refeições e esclarece que já está providenciando um local adequado, com escala de almoço, para que os profissionais possam realizar as refeições de forma segura”.
No texto, o órgão informa ainda que “este não é o padrão de organização e higiene das unidades de saúde do Estado, que buscam atender integralmente os protocolos de biossegurança e as orientações estabelecidas pela Fundação de Vigilância em Saúde (FVS), mas que em virtude da necessidade imediata de ampliação do número de leitos na unidade, por conta da alta no número de internações, o espaço que havia sido destinado à realização de refeições precisou ser utilizado”.