12 de setembro de 2025
DestaquesMundo

Covid: Estudo diz que vacina da Pfizer é eficaz contra mutações

A vacina da farmacêutica americana Pfizer e da alemã BioNTech contra a Covid-19 mostrou-se eficaz para prevenir as mutações do coronavírus, descobertas recentemente no Reino Unido e na África do Sul. O estudo clínico que chegou a tal conclusão foi conduzido pela própria Pfizer e pela University of Texas Medical Branch, mas ainda não foi revisado.

As mutações em questão são apontadas como responsáveis pelo aumento da transmissão do coronavírus e levantaram discussões sobre o risco de tornar as vacinas atuais inúteis. O estudo foi realizado com sangue colhido de pessoas que receberam a vacina.

As conclusões são limitadas, porque não analisam o conjunto completo de mutações encontradas. O cientista da Pfizer Phil Dormitzer afirmou que o imunizante da empresa se mostrou eficaz contra a mutação N501Y e as outras 15 variantes testadas anteriormente.

– Testamos 16 mutações diferentes, e nenhuma delas teve um impacto significativo (sobre a eficácia da vacina). É uma boa notícia – disse.

Os pesquisadores planejam realizar, nas próximas semanas, novos testes para chegar a conclusões mais apuradas sobre a eficácia da vacina contra as mutações do vírus encontradas no Reino Unido e na África do Sul. A comunidade científica segue reticente sobre a eficácia das vacinas em desenvolvimento contra as novas variantes do coronavírus, sobretudo a sul-africana.

Leia mais

Trump defende pena de morte para acusado de matar ucraniana em trem nos EUA

Matheus Valadares

CM7 Brasil inaugura sede internacional em Orlando e fortalece conexão com brasileiros nos EUA

Matheus Valadares

STF condena Jair Bolsonaro a 27 anos e três meses de prisão em regime fechado

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!