16 de setembro de 2025
Política

Wilker sugere à Prefeitura de Manaus a compra de vitaminas C e D para distribuição na Atenção Básica de Saúde

Em audiência pública da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa do Amazonas (CSP-Aleam) nesta terça-feira, 12, o deputado estadual Wilker Barreto (Podemos) sugeriu que a Prefeitura de Manaus faça a compra de vitaminas C e D para ofertar na rede de Atenção Básica de Saúde do município. O parlamentar solicitou, ainda, que os suplementos sejam incluídos na lista de medicamentos distribuídos à população para o combate e prevenção do novo Coronavírus (Covid-19).

 

A sugestão de Wilker ocorreu após o coordenador do gabinete de crise da Secretaria Municipal de Saúde, Dr. Djalma Coelho, afirmar que as vitaminas C e D auxiliam no aumento da imunidade e no fortalecimento do organismo, contribuindo para a não replicação viral da Covid-19 no corpo humano. No entanto, os vitamínicos não fazem parte atualmente da lista de 59 medicações realizadas pela Atenção Básica de Saúde. “A vitamina C melhora a imunidade e quando você tem estoques elevados de vitamina D, você tem uma barreira que impede a penetração do vírus no meio intracelular, que é onde ele se multiplica”, explicou o médico.

 

 

Para o deputado, é fundamental que o Executivo municipal faça a aquisição das vitaminas para garantir a imunidade da população e, assim, possa ajudar as famílias mais carentes no combate à pandemia.

 

“Nós estamos numa pandemia e com um índice de desemprego alarmante, o comércio entrando em colapso. Uma vitamina efervescente em qualquer farmácia é R$ 15, por isso, peço que a Comissão de Saúde possa formalizar que o município faça a compra direta de vitaminas, usando o princípio da calamidade pública para que possamos distribuir nas 18 unidades de saúde”, explicou Barreto.

 

Sem quantitativo de leitos

 

Ainda na reunião da Comissão, Wilker questionou o secretário de Estado de Saúde (SES), Marcellus Campêlo, sobre o número de novos leitos ofertados nos hospitais que estão recebendo pacientes para o tratamento da Covid-19. Entretanto, o gestor não soube informar o quantitativo de expansão. “A gente pode contabilizar isso, deputado”, disse o secretário.

 

Para Barreto, a indefinição e o trabalho do Governo em converter leitos que serviam para outros tratamentos, e não focar em realmente oferecer novas estruturas, é uma atitude grave.

 

“Com todo respeito, se vossa excelência não tiver isso na cabeça, é um erro grave, Secretário. Afinal, as outras doenças não param. Somente frisar em converter leitos existentes à Covid-19 não é o ideal, pois está faltando para o tratamento do vírus e das outras enfermidades, como aqueles que têm hipertensão, câncer, diabetes, entre outros. É preciso abrir realmente novos leitos”, alertou o parlamentar.

 

Leia mais

Figueiredo alerta autoridades sobre viagem de Felipe Neto aos EUA

Matheus Valadares

Nikolas Ferreira ataca Felipe Neto, Whindersson e pede cancelamento de vistos para os EUA

Matheus Valadares

Bolsonaro vai a hospital em Brasília para retirar lesões de pele após autorização de Moraes

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!