12 de setembro de 2025
DestaquesMundo

Após longo sumiço, bilionário chinês ressurge durante evento

O bilionário Jack Ma fez sua primeira aparição pública em quase três meses, ao falar por meio de um link de vídeo em evento filantrópico nesta quarta-feira (20) – informou a imprensa da China. Porta-vozes da Jack Ma Foundation e do Ant Group, o gigante de tecnologia financeira comandado por Ma, confirmaram a notícia.

– Jack Ma participou na cerimônia online do evento anual Iniciativa Professor Rural, em 20 de janeiro – diz a fundação do bilionário em comunicado ao Wall Street Journal. As ações do Alibaba listadas em Hong Kong saltaram com a notícia.

Trata-se da primeira aparição pública de Ma desde 24 de outubro, quando o fundador do Alibaba e acionista controlador do ANT fez um discurso controverso em um fórum financeiro em Xangai, com críticas a reguladores por supostamente atrapalharem a inovação financeira e tecnológica.

As declarações enfureceram a liderança chinesa e levaram o presidente Xi Jinping a decidir pessoalmente cancelar a oferta pública inicial (IPO, na sigla em inglês) de ações do ANT Group, que estava prestes a ser realizada em Hong Kong e Xangai.

Dias antes do discurso, quatro reguladores chineses haviam convocado Ma e outros dois executivos do ANT Group para uma reunião a portas fechadas, no início de novembro. O ANT Group foi forçado a desistir de seu IPO, no qual tinha expectativa de levantar mais de 34 bilhões de dólares (R$ 182 bilhões) e avaliar o gigante do setor de tecnologia financeira em mais de 300 bilhões de dólares (R$ 1,6 trilhão).

O Alibaba, ao lado de outras empresas de internet e e-commerce da China, recentemente tem sido alvo de reguladores antitruste. No fim de dezembro, autoridades locais lançaram investigação sobre supostas práticas contra a concorrência nas plataformas de e-commerce do Alibaba.

*Estadão

Leia mais

Trump defende pena de morte para acusado de matar ucraniana em trem nos EUA

Matheus Valadares

CM7 Brasil inaugura sede internacional em Orlando e fortalece conexão com brasileiros nos EUA

Matheus Valadares

STF condena Jair Bolsonaro a 27 anos e três meses de prisão em regime fechado

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!