Após divulgação da primeira lista de vacinados contra a Covid-19 em Manaus, nome e CPF do dono de uma das maiores fornecedoras de alimentos para a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Bento Martins de Souza – CPF: 407. 618.002-04, aparece na relação de vacinados. Além de Bento, também aparece o nome da mulher dele, proprietária da empresa JSP Serviço de Alimentação e Limpeza, Jane Soares Pereira – 801.050.762- 87.
A relação mostra que o empresário foi vacinado na última quarta-feira (20), no Hospital e Pronto-Socorro da Criança Zona Sul, e se encaixa no grupo de trabalhadores de saúde. Bento é sócio de uma empresa que tem o capital social de R$ 6 milhões, a Bento Martins de Souza Eireli (CNPJ – 03.090.004/0001-04).
A empresa de Bento Souza era fornecedora de almoço e merenda escolar para a Secretaria de Estado da Educação (Seduc).
No começo da gestão de Wilson Lima, o Tribunal de Contas do Estado (TCE) mandou o órgão suspender a assinatura do contrato de R$ 32 milhões sem licitação que a empresa dividia com a G.H. Macário Bento, esta última controlada por Gustavo Henrique Macário Bento, preso na operação Eminência Parda, da Polícia Federal (PF), em julho de 2019.
A operação investigava a prática de crimes de peculato, lavagem de dinheiro de capitais e organização criminosa. O então secretário da Seduc Luiz Castro havia dispensado licitação para contratar o serviço.
À época, a PF informou que os valores eram desviados do Instituto Novos Caminhos e entregues pelo médico Mohamed Mustafa, administrador da empresa.
Fonte: D24am.