27.3 C
Manaus
21 de setembro de 2025
CidadeDestaques

Usinas de oxigênio começam a funcionar nos hospitais de Manaus

 

Manaus/AM – A primeira usina de oxigênio, das sete doadas pelo Ministério da Saúde (MS), já começou a funcionar neste sábado (23) no Hospital Universitário Francisca Mendes (HUFM), e já representa 55% do oxigênio consumido atualmente na unidade hospitalar, que fica localizada na zona norte de Manaus. Uma segunda usina está em fase final de montagem no Hospital e Pronto-Socorro (HPS) João Lúcio, na zona leste. Cada uma tem capacidade para produzir 6,5 mil metros cúbicos de oxigênio por semana, ampliando a capacidade do insumo nessas unidades de saúde.

Neste domingo, o HPS João Lúcio estava com 118 pacientes internados por conta da Covid-19. A unidade continua recebendo o abastecimento regular de oxigênio por meio de caminhões da empresa White Martins. Com a entrada da usina em funcionamento, a produção local irá reduzir a demanda por reabastecimento. Isso vai permitir o abastecimento manual de outras unidades de saúde.

Além dessas sete usinas doadas pelo Ministério da Saúde, o Amazonas recebeu outras cinco doadas pelo Hospital Sírio-Libanês, de São Paulo, que serão instaladas nos municípios de Eirunepé, Lábrea, Tefé, Tabatinga e Carauari.

As usinas do interior começam a ser instaladas nas próximas semanas.

Leia mais

Manifestações em todo o país rejeitam PEC que protege parlamentares

Matheus Valadares

Sem água, moradores lutam contra fogo no bairro Colônia Terra Nova

Matheus Valadares

Terceiro suspeito de matar psicólogo é preso em Manaus

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!