27.3 C
Manaus
21 de setembro de 2025
CidadeDestaques

Aleam suspende despejo de inquilinos durante pandemia

Manaus/AM – A Assembleia Legislativa do Amazonas aprovou nessa quinta-feira (28) o projeto de lei que suspende a desocupação de imóveis e o despejo de inquilinos que estiverem com alugueis atrasados. A medida vale enquanto durar o período de emergência na saúde pública na capital e interior do Estado.

O projeto, de autoria do deputado Fausto Jr. (MDB), segue agora para sanção do governo do Estado.

O projeto abrange apenas imóveis residenciais, e o objetivo é garantir a moradia de famílias que, por causa da crise econômica causada pela pandemia, estão sem condições financeiras de pagar o aluguel.

O parlamentar acrescenta que a dívida referente ao aluguel não será cancelada, e que os inquilinos serão obrigados a quitá-la assim que o estado de emergência em saúde pública for encerrado.

“Quem estiver com o aluguel atrasado não será despejado, porém o inquilino deve ter a consciência que terá que pagar a dívida assim que a situação voltar ao normal”, explicou o deputado.

O projeto suspende também a aplicação e cobrança de multas contratuais e juros no caso do não pagamento de aluguel ou das prestações de quitação dos imóveis residenciais.

“Já imaginou famílias morando na rua ou mudando-se para a casa de parentes, aumentando a aglomeração? Se isso acontecer, teríamos uma nova explosão de casos de Covid”, ponderou Fausto.

A previsão é que o projeto seja sancionado nas próximas semanas, e começará a valer assim que for publicado no Diário Oficial do Estado do Amazonas.

Leia mais

Militares resgatam os corpos de mãe e filha após acidente em Iranduba

Matheus Valadares

Flamengo e Vasco empatam em 1 a 1 no Maracanã e Cruzmaltino segue sem vencer rival no Brasileirão

Matheus Valadares

Vasco enfrenta Flamengo e busca quebrar jejum de vitórias no clássico carioca

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!