12 de setembro de 2025
DestaquesMundo

Coreia do Norte faz 1ª solicitação por vacina contra a Covid-19

A Coreia do Norte solicitou imunizantes da Gavi, parte do programa Covax apoiado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) contra a Covid-19, e deve receber quase 2 milhões de doses, embora o país tenha insistido que está livre do vírus. É a primeira confirmação oficial de que a nação pediu ajuda internacional.

A infraestrutura médica na Coreia do Norte é vista como inadequada para lidar com qualquer surto em grande escala, afirmou a agência AFP. Ainda de acordo com o relatado, o país vai receber doses do imunizante da Oxford/AstraZeneca.

ALEMANHA
As restrições na Alemanha contra a Covid-19 podem ser suspensas antes do início da primavera no Hemisfério Norte, em 20 de março, diante da baixa do número de casos, disse o ministro da Saúde, Jens Spahn. Segundo ele, a meta nacional continua sendo a de “evitar que o sistema de saúde fique sobrecarregado, e não evitar novas infecções”.

A chanceler alemã, Angela Merkel, e os líderes dos 16 estados da Alemanha irão se reunir na quarta-feira (10), para decidir se estenderão as restrições depois que elas expirarem em 14 de fevereiro.

– Não podemos ficar neste bloqueio rígido durante todo o inverno. Não toleraríamos isso bem como uma sociedade. Reduzir a zero infecções e mantê-lo assim tem um custo desproporcional em outras áreas da vida – afirmou Spahn. A Alemanha entrou em um bloqueio parcial em novembro e o intensificou em dezembro.

O número de novas infecções e de pacientes em terapia intensiva na Alemanha vem caindo continuamente desde o início do ano, uma tendência que Spahn chamou de “encorajadora”. Na quarta-feira (3), a Alemanha relatou 14.211 novos casos de coronavírus e 786 mortes. Apesar da aparente estabilidade de novas infecções, a contagem de mortes continua sendo uma estatística preocupante. A esperança é que a tendência acabe caindo à medida que a contagem diária de casos e as hospitalizações diminuam.

ESPANHA
A região espanhola da Catalunha retirou algumas restrições de combate à pandemia, diante do menor número de infecções e internações hospitalares.

– Acreditamos que estamos deixando para trás o pico máximo da terceira onda – disse o secretário-geral da saúde catalão, Marc Ramentol.

No entanto, ele alertou que ainda há ameaças sérias de novas variantes do vírus, intensa pressão sobre os hospitais e uma implementação lenta da vacinação.

Leia mais

Trump defende pena de morte para acusado de matar ucraniana em trem nos EUA

Matheus Valadares

CM7 Brasil inaugura sede internacional em Orlando e fortalece conexão com brasileiros nos EUA

Matheus Valadares

STF condena Jair Bolsonaro a 27 anos e três meses de prisão em regime fechado

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!