28.3 C
Manaus
23 de setembro de 2025
DestaquesPolícia

Delegacias Especializadas de Polícia Civil do interior atuam na apuração de delitos contra vulneráveis

Crianças, idosos e mulheres vítimas de violência doméstica e familiar possuem atendimento especializado da Polícia Civil em dez municípios do Amazonas. É o trabalho das Delegacias Especializadas de Polícia (DEP), com equipe dedicada à apuração de delitos contra os vulneráveis.

 

Os municípios de Humaitá, Coari, Eirunepé, Itacoatiara, Lábrea, Manacapuru, Parintins, São Gabriel da Cachoeira, Tabatinga e Tefé possuem Delegacia Especializada de Polícia, que também é responsável por apurar atos infracionais, ou seja, o envolvimento de crianças e adolescentes em ocorrências criminais.

 

Em Manacapuru (a 68 quilômetros da capital), a maior demanda da DEP é de violência doméstica. Durante o ano passado, mais de 400 pedidos de medidas protetivas foram feitos à Delegacia, explica a titular da unidade policial, delegada Roberta Merly. “Temos muitos pedidos de medidas protetivas. Durante a pandemia, não teve um dia que nós não pedíssemos medidas protetivas”, disse.

 

Ainda conforme a autoridade policial, para coibir esses crimes, a Delegacia mantém contato e recebe apoio de outros órgãos, por meio da Rede de Proteção do Serviço de Atendimento às Vítimas de Violências Sexuais (SAVVIS), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e Conselho Tutelar.

 

“O SAVVIS tem uma equipe composta por psicólogos, assistentes sociais, enfermeiros. O Creas não só atende vítimas de violência sexual, mas como vítimas de violência doméstica, idosos e o Conselho Tutelar, que é aonde também chegam várias denúncias”.

 

Denúncias – Para denunciar crimes contra crianças, adolescentes, mulheres e idosos em Manacapuru, ligue 181, o disque-denúncia da Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM). Também é possível fazer ligações ao disque 100. A DEP possui um “Linha Direta”, que opera com aplicativo WhatsApp, que é o (92) 98431-0210.

Leia mais

STF rejeita recurso da Cenarium e reforça decisão favorável a Cileide Moussallem

Matheus Valadares

Rocam apreende mais de uma tonelada de drogas no Mauazinho

Matheus Valadares

Investidores celebram “química” entre Trump e Lula e dólar fecha em queda

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!