30.3 C
Manaus
22 de setembro de 2025
CidadeDestaques

Posto de gasolina emite nota de esclarecimento, após vídeo publicado em nossas redes sociais

NOTA DE ESCLARECIMENTO

 

A empresa IGAPÓ COMÉRCIO DE DERIVADOS DE PETRÓLEO LTDA (Auto Posto Riachão), inscrita no CNPJ nº 10.897.820/0001-81, com sede na Avenida Margarita, nº 1147, Conjunto Habitacional Nova Cidade, Bairro Cidade Nova, Manaus – Amazonas, vem a público esclarecer que o vídeo e matéria veiculados nesse portal, sobre fato ocorrido na data de 09/03/2021, não condizem com a verdade.

Passemos então à análise dos fatos reais, o cliente/consumidor realizou abastecimento do combustível diesel, no valor de R$ 264,62 (duzentos e sessenta e quatro reais e sessenta e dois centavos), conforme foto da NF abaixo.

Ao receber seu cupom fiscal, identificou que havia a informação de “tributos aproximados”. Ao se deparar com essa informação, passou a exigir a devolução dos impostos federais, sob o argumento de que o Presidente da República havia baixado decreto sobre alíquota zero de PIS e COFINS sobre o diesel. Assim, exigiu a devolução de R$ 47,63 (quarenta e sete reais e sessenta e três centavos), conforme o cupom. A funcionária tentou argumentar com o consumidor, sem sucesso.

Então, o cliente acionou a polícia, que, em claro abuso de autoridade, obrigou a devolução do valor referente a impostos federais.

Esclarecimento: TODO O COMBUSTÍVEL DO BRASIL É TRIBUTADO PELA SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA, ou seja, todos os impostos, à exceção do Imposto de Renda, são retidos na fonte, sendo o agente responsável por essa retenção a Refinaria de Manaus, não o Revendedor Varejista (Posto de Combustível).

Conclui-se que, independente da alíquota, ainda que zerada, não cabe ao posto revendedor fazer qualquer retenção ou ressarcimento ao cliente.

Quanto a manchete de que o posto se negou a emitir a nota, pelo próprio vídeo é possível perceber que o cliente não faz essa alegação em qualquer momento e, inclusive, esta de posse do documento. Se não o tivesse, não teria como ter qualquer dessas informações.

O posto informa que possui sistema de automação que gera cupom fiscal a cada abastecimento, de forma automática, o que pode ser verificado a qualquer tempo, in loco.

Mais importante ainda, o estoque do combustível óleo diesel do Posto Revendedor está composto de Compra realizada em 27/02/2021, antes da entrada em vigor do Decreto Federal que zerou a alíquota do PIS e COFINS.

Que fique claro que, se a polícia identificasse qualquer indício de irregularidade, caberia a instauração de inquérito policial, para averiguação, e, no caso do consumidor, caso se sentisse lesado, poderia a qualquer tempo acionar o judiciário, exercendo assim seu direito legal de acesso à justiça, meio o qual deve ser utilizado para dirimir essas questões. E não a forma arbitrária com a qual a empresa foi tratada e está sendo retratada, sem direito ao contraditório e a ampla defesa.

Desta forma, no exercício regular de seu direito, solicita que o referido vídeo seja retirado de sua página e que seja apresentado tão somente essa nota de esclarecimento, sob pena de prejuízos incalculáveis a imagem da empresa, sobre as quais responderão todos os envolvidos na divulgação desse vídeo.

Sempre primando pela transparência com a qual atua há 12 anos no mercado varejista de derivados de petróleo, sempre ofertando combustíveis de qualidade a seus clientes, nos colocamos à disposição de todos para quaisquer esclarecimentos.

 

Leia mais

Mulher que retornava da academia morre a tiros no Parque São Pedro

Matheus Valadares

Suspeitos invadem casa e executam jovem a tiros no bairro Colônia Terra Nova

Matheus Valadares

Lula chama situação em Gaza de “genocídio” durante conferência da ONU em Nova York

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!