O movimento “Manaus pela Democracia” lançou na manhã desta terça-feira (18), o outdoor na Rua Recife, próximo à rotatória do Eldorado, para alertar a população para os perigos vividos hoje pela Zona Franca de Manaus. A campanha de conscientização é para divulgar os retrocessos promovidos pelo governo Bolsonaro à capital amazonense.
O modelo industrial é a principal matriz econômica do Estado, responsável por gerar 500 mil empregos diretos e indiretos sem poluir o meio ambiente e destruir a floresta. O enfraquecimento da ZFM irá gerar desemprego, queda na arrecadação e aumento da pobreza e da criminalidade.
O movimento “Manaus pela Democracia” foi fundada esse ano pelo delegado de polícia e professor João Victor Tayah e por vários apoiadores,
João também faz parte do grupo “Policiais da Democracia” que já realizou várias manifestações através de outdoor na cidade de Manaus. “Queremos suscitar na mente das pessoas o questionamento sobre como o governo federal tem atacado a nossa Zona Franca de Manaus, sobre quais os retrocessos que isso tem promovido contra a nossa economia e como esse governo tem sido nocivo aos interesses da nossa cidade e do nosso estado”, comentou João Tayah.
O movimento irá promover ainda este ano outras linhas de ação, rodas de conversar nos bairros para debater política, eventos de discussão em espaços fechados, panfletagem em terminais de ônibus e nas periferias da cidade. Em breve o movimento irá gravar um vídeo sobre o assunto, para expor à população a necessidade de luta da classe trabalhadora contra mais esta manobra de Bolsonaro contra o povo amazônico e manauara.
O movimento tem uma página no facebook e no instagram que também serve para debates e diálogos.
Por Ana Kelly Franco