Como parte da programação da Semana do Consumidor, a Comissão de Defesa do Consumidor (Comdec) da Câmara Municipal de Manaus (CMM), intensificou as fiscalizações, nessa terça-feira (16/3), em postos de gasolina de Manaus, situados na avenida Tancredo Neves, no bairro Parque Dez de Novembro, zona Centro-Sul.
Durante a ação, clientes reclamaram do preço alto da gasolina, que já passa de R$ 5 em postos da capital. Para o Instituto de Pesos e Medidas do Amazonas (Ipem-Am), a fiscalização serve para verificar se os consumidores estão tendo seus direitos respeitados na compra de combustíveis e de outros serviços prestados pelos postos.
“As principais denúncias são em relação ao volume declarado na bomba e o volume apresentado no tanque dos veículos. Resolvemos fiscalizar para evidenciar se procede ou não”, disse o chefe de fiscalização do Ipem, Adriano Cardoso.
O presidente da Comdec, vereador Marcio Tavares (Republicanos), enfatiza que rondas de fiscalização serão rotinas nos postos e estabelecimento de Manaus. O parlamentar conta ainda que, nenhum dos postos fiscalizados apresentou irregularidades.
Aferição
Durante a fiscalização, o consumidor recebeu orientação para observar se o ponteiro de combustível do carro mexeu ou não. Caso encontre irregularidades, o consumidor deve solicitar uma aferição da gerência do posto.