9 de setembro de 2025
AmazonasDestaques

Parceria entre Sejusc e Cetam resulta em oferta de cursos a pessoas em situação de rua

Pessoas em situação de rua, assistidas pelo Governo do Amazonas por meio da Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), serão beneficiadas com cursos de qualificação profissional ofertados em parceria com o Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam).

O diretor-presidente do Cetam, Prof. Dr. José Augusto de Melo Neto, e a titular da Sejusc, secretária Mirtes Salles, assinarão o termo de cooperação técnica na segunda-feira (29/03). Os cursos terão início nos próximos dias, ministrados na área de concentração do Sambódromo, zona Centro-Oeste de Manaus.

É nesse local que vem funcionando o novo abrigo emergencial temporário do governo, inaugurado no último dia 25 de fevereiro. As aulas ocorrerão presencialmente, seguindo todos os protocolos de proteção e prevenção à Covid-19 que já vêm sendo adotados pela Sejusc, reduzindo os riscos de contágio às pessoas que se encontram vulneráveis.

O professor José Augusto falou da importância dos cursos de qualificação profissional àqueles que estão fora do mercado de trabalho e sonham com uma mudança de vida. “São cursos que lhes darão a chance de receber um certificado, tão necessário por quem busca uma recolocação”, explicou. Dentre os cursos previstos na parceria com a Sejusc, o diretor-presidente destaca seis: Agente de portaria, Recepcionista, Fiscal de loja, Brigada de incêndio, Auxiliar de serviços gerais e Vendedor vip em atendimento ao cliente.

Perspectiva de futuro – A secretária Mirtes Salles ficou animada com a possibilidade de qualificar pessoas em situação de rua, dando-lhes a chance de lutar por uma vaga de emprego. “Esses cursos são muito importantes. As pessoas entram no abrigo emergencial sem perspectiva de futuro e agora elas vão ter”, diz, ressaltando que o Governo do Amazonas as abrigou 24 horas por dia para que ficassem protegidas da Covid-19.
“Mas em um segundo momento há uma preocupação sobre o que fazer com essas pessoas em situação de rua. Qual o futuro delas quando saírem do abrigo? Houve essa ideia de qualificá-las ofertando, inicialmente, esses seis cursos profissionalizantes”, adianta a secretária Mirtes Salles. Os abrigados serão preparados para o mercado de trabalho. Isso, sim, será uma grande mudança na vida deles.”

Leia mais

Três fotógrafos ficam feridos em acidente de trânsito no bairro São Jorge

Matheus Valadares

Carro desgovernado invade cafeteria na Avenida do Turismo

Matheus Valadares

Árbitro da FAF é acusado de agredir jogadora do Manaus FC e é afastado das funções

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!