25 de outubro de 2025
DestaquesMundo

Meganavio é desencalhado do Canal de Suez e volta a navegar

O meganavio Ever Given, que encalhou e que estava bloqueando o Canal de Suez há quase uma semana, voltou a navegar nesta segunda-feira (29). Mais cedo, a Autoridade do Canal de Suez (SCA, na sigla em inglês) já havia informado que o Ever Given tinha sido “reflutuado com sucesso”.

A administradora do canal afirmou que “a navegação será retomada imediatamente após a restauração completa da direção da embarcação” e que o Ever Given será encaminhado à área de espera de Bitter Lakes “para inspeção técnica”.

As perdas econômicas ligadas direta ou indiretamente ao encalhe do meganavio estão estimadas em mais de R$ 300 bilhões, segundo a BBC. Há 369 embarcações na fila à espera da liberação do canal. Segundo o presidente da SCA, Osama Rabie, serão necessários três dias e meio para que todos os navios na fila de espera consigam atravessar o canal após a sua liberação.

Para desencalhar a embarcação, segundo a operadora de Suez, foram realizadas “manobras de empurrar e reboque” que “bem-sucedidas levaram à restauração de 80% da direção da embarcação, com a popa 102 metros longe da margem do canal agora, em vez dos 4 metros de antes”.

O meganavio Ever Given, operado pela empresa Evergreen, encalhou na última terça-feira (23) no km 151 do canal, em meio a ventos fortes e uma tempestade de areia, e bloqueou a passagem de todos os outros navios. Com 400 metros de comprimento e 220 mil toneladas, o meganavio de contêineres voltou a flutuar às 4h30 do horário local (23h30 no horário de Brasília).

Leia mais

Nikolas Ferreira critica Lula após fala sobre traficantes serem “vítimas dos usuários”

Matheus Valadares

Briga em motel de Manaus termina com feridos, hospital e investigação policial

Matheus Valadares

Após 30 anos, Palmeiras sofre maior derrota na Libertadores

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!