35.3 C
Manaus
23 de setembro de 2025
CidadeDestaques

Professor dá dicas de como evitar golpes financeiros em ambientes virtuais

young desperate and depressed freelance worker or student woman working with computer laptop alone late at night in stress suffering internet bullying victim of social network

A tecnologia avança e é cada vez mais comum as pessoas utilizarem sites e aplicativos para resolver questões do dia a dia, como pagar contas e fazer transferências bancárias. Essas ferramentas tecnológicas facilitam a vida das pessoas, mas também representam risco e exigem atenção, pois as tentativas de golpes financeiros na internet têm sido corriqueiras.

Dados da Delegacia de Repressão de Crimes Cibernéticos (DERCC) mostram que de 2019 a 2020, o número de crimes digitais aumentou em 1000% no Amazonas. Isso inclui a prática de phising, técnica de envio de link falso por e-mail ou mensagem de texto em que a pessoa é induzida a compartilhar dados pessoais.

O professor do curso de Ciências Contábeis da Faculdade Santa Teresa, Flávio Espírito Santo, ressalta que, hoje, é muito difícil ter alguém que ainda não sofreu ou que não conheça pessoas que tenham sido vítimas de golpe na internet. Ele destaca que é preciso reforçar os cuidados no momento de fazer transações financeiras pela internet.

De acordo com o professor da Santa Teresa, a primeira e principal dica para evitar esse tipo de golpe é desconfiar de qualquer link recebido por e-mail ou mensagem, mesmo que seja alguém conhecido. A clonagem de número de celular, diz ele, tem acontecido com frequência. “Pedidos de transferências de dinheiro ou de informações pessoais, como número de cartão de crédito e CPF, são alertas para possíveis golpes”, frisou.

Flávio Espírito Santo orienta que as pessoas incluam a confirmação de duas etapas nos aplicativos que tiverem essa opção, criando uma senha extra e proteção adicional. Outra dica é ficar atento a promoções com descontos muito atrativos. “Como diz o ditado popular, quando a esmola é grande, o santo desconfia. Muita facilidade pode ser um alerta de golpe. Além disso, essas promoções, normalmente, pedem que a pessoa repasse o link para outros usuários para garantir um brinde ou desconto. Nesse caso, é melhor desconfiar e pesquisar se a promoção realmente existe”, afirmou.

Também é importante observar o link dos sites. Canais que não mostram o endereço completo da suposta marca são suspeitos. Em relação aos bancos, os clientes devem saber que as empresas não fazem ligação ou enviam mensagens pedindo senha. Se isso acontecer, a recomendação é desligar ou não responder. “Em seguida, ligue para a instituição financeira que é cliente e informe o caso”, orienta o professor.

Nas compras on-line, conforme Espírito Santo, é importante, antes de concluir o pedido, pesquisar a empresa, conferir dados comerciais, como o CNPJ, razão social, endereço e telefone.

No caso de ser vítima de um golpe, a orientação dele é ir à delegacia, para registrar Boletim de Ocorrência. Também deve-se registrar reclamação no site, em caso de compra on-line, ou no banco. “Guarde prints das telas, e-mails e mensagens recebidas. Tudo isso são provas para responsabilizar os criminosos”.

Leia mais

Deputado bolsonarista propõe dividir o Brasil em Norte e Sul

Matheus Valadares

Sine Manaus oferta 376 vagas de emprego nesta quarta–feira, 24/9

Central de Jornalismo

Vídeo mostra advogada sendo executada a tiros em Belo Horizonte

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!