17 de setembro de 2025
DestaquesPolítica

Wilker vai pedir apoio do Senado Federal para investigar Governo do AM na CPI da Pandemia

Sem interesse dos parlamentares da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) em assinar a instalação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar os gastos com recursos estadual e federal com a pandemia no Amazonas, o autor da proposta, deputado Wilker Barreto (Podemos), anunciou que vai pedir apoio do Senador cearense Eduardo Girão (Pode/CE).

Com a CPI da Pandemia no Senado na iminência de ter autorização para apurar as condutas dos governadores e prefeitos, o parlamentar amazonense solicitou que o Senador, colega de partido, investigue os atos do governo Wilson Lima.

Em live por meio das redes sociais, nesta terça-feira (13), o deputado de oposição afirmou que a proposta de instalação da CPI está parada na Aleam. Com apenas duas assinaturas – de no mínimo oito – e protocolada há pouco mais de um mês, Wilker afirmou que o Senado Federal tem mais interesse em olhar para a população amazonense que os demais parlamentares do Estado.

“Liguei para o senador Eduardo Girão, que é um dos autores da CPI no Senado, e se eu não tiver apoio da Aleam para abertura da CPI na Assembleia eu vou reunir todos os documentos e vou entregá-los para a CPI do Senado. Vou ficar constrangido, mas vou entregar os documentos para que investiguem para onde foi o dinheiro que ceifou vidas no nosso Amazonas”, declarou.

Sem saber quando a CPI na Aleam terá mais assinaturas, Wilker questionou seus seguidores quanto a importância da CPI. “É um assunto que interessa ao Brasil, mas não interessa ao Amazonas. Se interessa ao Senado, por que não interessa à Assembleia Legislativa?”, indagou.

O parlamentar ainda afirmou que a omissão da Aleam fará com que o Brasil reconheça os desvios de recursos com o dinheiro na pandemia. “Não assinar (o requerimento de instalação da CPI) é um gesto de omissão desta Casa. Esta Casa está calada. Vai ser vergonhoso quando o Senado da república encontrar materialidade de desvios de recursos”, pontuou.

Leia mais

Generoso denuncia perseguição política de Roberto Cidade e defende liberdade de imprensa

Matheus Valadares

Vigilante reage, cancela CPF de assaltante e outro acaba preso em Fortaleza

Matheus Valadares

PEC da Blindagem avança e amplia escudo de impunidade no Congresso

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!