26 de novembro de 2024
Mundo

Unesco: Quebra de patentes “pode salvar milhões de vidas”

A Unesco apoia o movimento que busca quebrar as patentes das vacinas contra a Covid-19 por considerar que a iniciativa “pode salvar milhões de vidas e servir de exemplo para o futuro da cooperação científica”, afirmou nesta sexta-feira (7) a diretora-geral da organização, Anne Azoulay.

– A Covid-19 não respeita fronteiras. Nenhum país estará seguro até que a população de todos os países tenha acesso à vacina – ressaltou em comunicado.

De acordo com a nota, a campanha pela quebra de patentes das vacinas responde à convocação conjunta que Unesco, a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos fizeram em outubro de 2020, de modo a abrir a ciência e estimular a cooperação científica.

Com esta pandemia, “o mundo embarcou em uma nova era da pesquisa científica”, afirma a Unesco, ao lembrar que pesquisadores chineses fizeram o sequenciamento do novo coronavírus em 11 de janeiro de 2020 e o publicaram online, possibilitando que cientistas alemães desenvolvessem um teste de detecção que foi compartilhado pela OMS com os governos de todo o mundo.

Leia mais

Senado americano vai ouvir Escritório do Pentágono Sobre Ufos

Central de Jornalismo

Rússia ataca Ucrânia com míssil intercontinental criado para guerra nuclear

Marcilon Souza

Tribunal Penal Internacional emite mandado de prisão contra Netanyahu

Central de Jornalismo

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais