33.3 C
Manaus
22 de agosto de 2025
Amazonas

Yedo Simões toma posse como membro da Academia de Letras e Culturas da Amazônia

Solenidade de posse dos membros-fundadores da nova academia aconteceu na noite da última sexta-feira, no Salão Solimões do Palácio Rio Negro. Fotos: Chico Batata
Solenidade de posse dos membros-fundadores da nova academia aconteceu na noite da última sexta-feira, no Salão Solimões do Palácio Rio Negro. Fotos: Chico Batata

O presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas, desembargador Yedo Simões de Oliveira, foi diplomado e empossado na noite da última sexta-feira (13) como membro-fundador da Academia de Letras e Culturas da Amazônia (Alcama). Ele ocupará a cadeira de n.º 49, que tem como patrono Ruy Babosa.

Criada recentemente, a Alcama – que é vinculada à Associação Brasileira de Escritores e Poetas Pan-amazônicos (Abeppa) – nasceu com a proposta de congregar todos os gêneros culturais e de diversos campos do conhecimento, além do propósito de empenhar-se na defesa das causas naturais, ecológicas e ambientais.

Na mesma solenidade da noite de sexta-feira, foram empossados os demais 51 membros-fundadores da nova academia, incluindo o presidente da entidade, escritor Paulo Eduardo Queiroz da Costa; o vice-presidente, o escritor Júlio Antônio de Jorge Lopes, e o patrono da Alcama, o escritor Gaitano Antonaccio, autor de mais de 160 livros, fundador e membro de diversas instituições culturais no Amazonas e no Brasil; a magistrada do TJAM Lúcia Maria Corrêa Viana e a servidora da Corte Estadual, escritora Irlen Leal Benchimol. Lúcia Viana ocupará a cadeira de n.º 53, que tem como patrono José dos Santos Pereira Braga. Irlen Benchimol, por sua vez, ocupará a cadeira de n.º 8, que tem como patrona Clarice Lispector..

Presidente da Alcama, o escritor; poeta; professor universitário; ativista cultural e advogado Paulo Queiroz, disse que a nova academia procurou reunir pessoas que de fato amam a cultura, independentemente do ofício que exercem. “A exemplo da Abeppa, a Alcama trabalha com a comunidade, com a revelação de talentos, nas mais diversas áreas da cultura. A Abeppa, por exemplo, tem o projeto ‘Literatura Caminhante’, que viaja pelos municípios do interior, levando livros, abrindo bibliotecas. Vamos para Maués, em fevereiro, quando levaremos 700 obras. Na Alcama, já estamos elaborando o projeto ‘Escritor na Escola’, que levará, com o apoio dos nossos membros, palestras para incentivar os jovens; as crianças; descobrir talentos e até viabilizar a publicação de livros em forma de antologia”, afirmou Queiroz.

Segundo ele, sociabilizar as Letras e a Cultura em suas diversas áreas é o grande papel da Alcama, que envolve representantes do Artesanato, Música, Poesia, Artes Plásticas e das mais variadas expressões artísticas.

O desembargador Yedo Simões falou da emoção em ingressar na nova academia. “Está sendo uma grande honra passar a pertencer a esta academia e poder contribuir com as letras e a cultura do meu Estado. Recebo esse diploma e essa nomeação com muita humildade, como procuro ser em tudo aquilo que faço, mas realmente estou bastante feliz e emocionado, pois considero um momento muito importante em minha vida. Quero cumprimentar também os demais confrades que estão sendo diplomados hoje e dizer que nossa disposição é, realmente, contribuir para o engrandecimento da cultura do Amazonas nas suas mais diversas áreas”, afirmou o presidente do TJAM.

O ouvidor-geral do TJAM, desembargador Elci Simões e o desembargador Ari Moutinho prestigiaram a solenidade de posse dos membros-fundadores da Alcama.

 

 

*Com informações da Assessoria de Comunicação

Leia mais

Cacique sobrevive milagrosamente após ataque de onça em Lábrea

Matheus Valadares

Menina de 11 anos morre após encostar em fio de alta tensão em Itacoatiara

Matheus Valadares

Governo do Amazonas divulga boletim sobre a cheia no estado, nesta terça-feira (19)

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!