27.3 C
Manaus
17 de setembro de 2025
DestaquesPolítica

Pazuello fala de TrateCov e Aziz reage: ‘População de Manaus foi cobaia’

O aplicativo ‘TrateCov’ ainda estava em fase de testes quando foi apresentado em Manaus, em janeiro deste ano. O método consistiria em um protocolo clínico para fazer um diagnóstico rápido da covid-19.

O assunto foi tema da CPI da Covid, nesta quinta-feira (20). O ex-ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, explicou sobre o aplicativo e confirmou que a idealizadora do app foi a secretária Maya Pinheira.

“A secretária Maya propôs fazer uma calculadora que facilitasse o diagnóstico. O diagnostico clinico era muito necessário em Manaus. A ideia do projeto é uma calculadora que facilite o diagnóstico”, disse.

Em um dos momentos, o senador Omar Aziz se mostrou indignado sobre a forma como o Ministério da Saúde tratou o colapso em Manaus enquanto o ex-ministro falava sobre o TrateCov.

“O senhor me permita, ministro, tudo aquilo que poderia ter feito com o povo do Amazonas e de Manaus para testar, para usar de cobaia, para ter experiência. Inclusive um suposto programa para um suposto diagnóstico se você estava com Covid ou não”, reagiu Aziz.

Pazuello continuou: (O aplicativo) não estava completo porque precisaria colocar todos os CRMs lá dentro dele e precisaria puxar para dentro todo o bojo de pessoas que precisariam contactar. Naquele dia que foi apresentado, foi feito um roubo dessa plataforma e foi feito um B.O. Foi hackeado e puxado por um cidadão. Existe um Boletim de Ocorrência, uma investigação, que chega nessa pessoa. Ele foi descoberto, pegou esse diagnóstico, alterou com dados lá dentro e colocou na rede pública. Quem colocou foi ele”, justificou durante depoimento.

Leia mais

Homem ataca a ex com mordidas e caneta na frente da filha em Manaus

Matheus Valadares

Deputados Amom e Sidney Leite criticam PEC da Blindagem aprovada na Câmara

Matheus Valadares

PEC da Blindagem é aprovada na Câmara e limita prisões e processos contra parlamentares

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!