17 de setembro de 2025
DestaquesPolítica

CPI da Pandemia nega pedido para convocação de Carlos Gabas

Durante a sessão da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Pandemia na quarta-feira (26), o presidente do colegiado, senador Omar Aziz (PSD-AM), negou o pedido do senador Eduardo Girão (Podemos-CE) para votar a convocação do secretário-executivo do Consórcio Nordeste, Carlos Gabas, e do ex-presidente do órgão, o governador Rui Costa, da Bahia.

– O seu pedido está indeferido […] Não precisa me explicar mais nada não. Está indeferido – disse Aziz.

Revoltado com a negativa do comando da comissão, Girão questionou no Twitter os motivos para que, apesar dos indícios de fraude, as convocações relacionadas ao Consórcio Nordeste e de prefeitos não fossem aprovadas.

– Após um mês de trabalho, CPI ainda resiste à ampla e independente apuração. Indícios de fraudes graves são totalmente ignorados, e hoje negaram a convocação do Consórcio Nordeste e de prefeitos. Queremos respostas e não vamos desistir de buscar toda verdade – escreveu Eduardo Girão no Twitter.

Gabas foi ministro da Previdência Social nos governos dos ex-presidentes petistas Lula e Dilma Rousseff. Atualmente ele comanda os processos de compras do colegiado de governadores nordestinos e já se envolveu em aquisições polêmicas durante sua gestão.

Foi por Gabas que passou, por exemplo, a primeira malsucedida compra de 300 respiradores, feita pelo consórcio ainda no ano passado. Pelo negócio, a entidade pagou R$ 48,7 milhões a HempCare Pharma, mas não recebeu os equipamentos nem o dinheiro de volta.

O nome de Carlos Gabas também apareceu na Operação Custo Brasil, de 2016, que investiga o pagamento de 100 milhões em propinas a funcionários públicos e agentes políticos do Ministério do Planejamento, entre 2010 e 2015.

Há também uma investigação no Ministério Público Federal sobre a “doação” de 30 respiradores à prefeitura de Araraquara, como “propina” na compra destes 300 respiradores do Consórcio Nordeste a HempCare.

Leia mais

SPARTAN XTREME XV: pesagem oficial e GP do cinturão WBC em Manaus

Matheus Valadares

Taradão é preso na Ponta Negra por expor partes íntimas a modelo em ensaio

Matheus Valadares

EUA reabrem base em Porto Rico em mobilização contra cartéis da Venezuela

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!