27.3 C
Manaus
24 de agosto de 2025
Cidade

Sejusc realiza ato voltado ao Dia Estadual de Combate ao Feminicídio

Um ato de conscientização voltado ao Dia Estadual de Combate ao Feminicídio será realizado na próxima segunda-feira (09/03) pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc). A atividade faz parte da programação do Mês da Mulher, em alusão ao Dia Internacional da Mulher (8 de março).

A ação será desenvolvida no cruzamento das avenidas Jornalista Umberto Calderaro Filho e André Araújo, na zona centro-sul de Manaus, próximo ao Fórum Ministro Henoch Reis.

Caracterizadas, atrizes irão mostrar estatísticas ligadas ao feminicídio no Brasil aos pedestres e condutores que passam pelo local. De acordo com o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos (ACNUDH), o Brasil ocupa o 5° lugar no ranking mundial de feminicídio, estando abaixo apenas de El Salvador, Colômbia, Guatemala e Rússia, respectivamente, em número de casos de assassinato de mulheres.

Para a titular da Sejusc, Caroline Braz, o ato tem extrema relevância porque lembra a população sobre a importância de combater todas as formas de violência contra as mulheres. “O nosso objetivo é alertar a população para a causa. De acordo com estatísticas, a maioria dos casos de feminicídio é cometido por pessoas próximas às vítimas. A data também é importante porque faz menção ao dia em que foi sancionada a Lei do Feminicídio no Brasil”, disse.

A secretária executiva de Políticas para Mulheres da Sejusc, Ana Barroncas, destacou que a pasta conta com serviços de atendimento psicológico e social por meio do Serviço de Apoio Emergencial à Mulher (Sapem 1 e 2), com unidades localizadas na avenida Mário Ypiranga Monteiro, 3.395, conjunto Eldorado, bairro Parque Dez, na zona centro-sul; e na rua Nossa Senhora da Conceição, s/nº, Cidade de Deus, na zona norte. Os números de contato são (92) 3236-6893 e 3236-7012.

Origem da data – A Lei n° 4.870, de 16 de julho de 2019, instituiu o Dia Estadual de Combate ao Feminicídio, devendo ser realizado, anualmente, no dia 9 de março. A data escolhida se refere ao dia em que foi sancionada a Lei de Feminicídio no Brasil. Conforme o artigo 2° da Lei, no dia 9 de março, serão realizados debates, campanhas, seminários, palestras e outras atividades, visando conscientizar a população sobre a importância do combate ao Feminicídio e às demais formas de violência contra a mulher.

FOTOS: Arthur Castro/Sejusc

Fonte: Assessoria Sejusc

Leia mais

Mulheres da Virada Feminina realizam ação solidária em Manaus para pessoas em situação de rua

Matheus Valadares

Trabalhador passa mal, cai de andaime e morre no shopping Cidade Leste

Matheus Valadares

Incêndio destrói casas de madeira no bairro Morro da Liberdade

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!