O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) divulgou, nesta segunda-feira (5), o novo calendário para segurados fazerem a prova de vida e não terem os benefícios suspensos. O novo cronograma inclui os meses de janeiro a agosto de 2022 para quem tem que fazer a comprovação entre maio de 2021 e julho de 2022.
Para os cidadãos que precisavam provar que estavam vivos em maio e junho do ano passado, o procedimento terá que ser realizado até 31 de julho deste ano, para evitar o bloqueio dos pagamentos. O cronograma da prova de vida anterior ia até dezembro deste ano para quem precisava ter feito a prova de vida até abril deste ano.
A comprovação voltou a ser obrigatória a partir de 1° de junho para aposentados e pensionistas. De acordo com o calendário, os segurados que não fizeram a prova de vida até abril de 2020 tinham até o dia 30 de junho para fazer a comprovação de que estão vivos, para continuar recebendo os benefícios.
Quem perdeu o prazo da prova de vida terá o benefício suspenso. Nesse caso, a pessoa deve comparecer ao banco no qual recebe o pagamento. Lá, fará a comprovação de vida, e o pagamento será liberado na mesma hora. De acordo com o INSS, é importante procurar o banco o quanto antes.
Caso o beneficiário possua biometria cadastrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ou no Departamento de Trânsito (Detran), poderá fazer a comprovação pelo aplicativo do Meu INSS, sem necessidade de ir ao banco.
Em último caso, se a pessoa não conseguir realizar a prova de vida diretamente na rede bancária ou pelo aplicativo Meu INSS, deverá entrar em contato com a Central 135 para que seja agendado atendimento em uma Agência da Previdência Social.