27.3 C
Manaus
17 de setembro de 2025
DestaquesPolítica

PSB aciona o STF para impedir retomada da prova de vida

Fachada do edifício sede do Supremo Tribunal Federal - STF

O Partido Socialista Brasileiro (PSB) ingressou com uma ação no Supremo Tribunal Federal (STF) contra a portaria do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) que retomou o bloqueio de benefícios para aposentados e pensionistas que não comprovarem que estão vivos, por meio da chamada prova de vida.

A comprovação estava suspensa desde o início da pandemia de Covid-19, em março do ano passado, mas voltou a ser obrigatória no último mês de junho. Os beneficiários devem comparecer ao banco no qual recebem o pagamento ou fazer a comprovação por meio do aplicativo Meu INSS.

Por meio de uma arguição de descumprimento de preceito fundamental (ADPF), o PSB alega que a maioria dos idosos tem idade avançada e que a retomada da exigência não condiz com o atual momento de grave crise sanitária. De acordo com a legenda, a regra violaria os direitos fundamentais à vida e à saúde.

O INSS, por sua vez, argumentou que, até meados do último mês, mais de 23 milhões de segurados já tinham feito a prova de vida. Mas o PSB indica que ainda há cerca de 12 milhões de pessoas em risco de terem seus créditos bloqueados. A sigla afirma que o comparecimento presencial é a forma usual de comprovação para a grande maioria dos beneficiários.

Leia mais

Parlamentares aprovam urgência para proposta de anistia aos réus de 8 de janeiro

Matheus Valadares

Botafogo abre 3 a 0, mas cede empate ao Mirassol em jogo atrasado do Brasileirão

Matheus Valadares

PC-AM divulga fotos de suspeitos de roubo a ônibus da linha 359 no Cidade Nova

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!