24 de novembro de 2025
DestaquesEsportes

Em estreia na Olimpíada, futebol feminino do Brasil goleia China por 5 a 0

A seleção brasileira aliou a vitória a uma boa atuação na estreia olímpica do futebol feminino, nesta quarta-feira (21), em Miyagi, e somou seus primeiros 3 pontos batendo a China por 5×0.

O time de Pia Sundhage espantou cedo o nervosismo das estreias, abriu o placar logo aos 9 minutos, com Marta, ampliou aos 22, com Debinha, e não correu mais riscos de perder a dianteira depois disso.

O time chinês optou por marcar o Brasil no campo de ataque, pressionando a saída de bola e forçando o erro, mas essa estratégia não funcionou. A fragilidade defensiva das Rosas de Aço foi explorada por Bia Zaneratto, que, aos 8 minutos, roubou a bola pela esquerda e armou a jogada do primeiro gol. A Imperatriz primeiro cruzou para Debinha, que cabeceou na trave e, depois, no rebote, ajeitou a bola para Marta concluir.

Foi Bia quem produziu também a jogada do segundo gol, iniciando triangulação, agora pela direita, e chutando da quina da área. Com o rebote de Shineng Peng, Debinha aproveitou e marcou o gol. O fato de Bia ter criado as duas jogadas de gol e feito isso pelos dois lados do campo aponta para um ataque que se movimenta bastante e ajuda a entender as escolhas de Pia no setor ao optar por não convocar Cristiane.

Dificuldade e alívio

O final do primeiro tempo marcou uma mudança na partida. O ritmo brasileiro caiu e o meio-campo, só com Formiga e Andressinha com papel defensivo, ficou sobrecarregado.

No começo da etapa final as chinesas acertaram a trave de Bárbara, que, aos 21, fez uma difícil defesa com a ponta dos dedos. Eram dois lances que poderiam ameaçar a vitória brasileira. A China conseguiu dificultar a saída de bola do Brasil.

No minuto 28, porém, o período de aperto das comandadas de Pia Sundhage acabou. A entrada de Andressa Alves na vaga de Duda, aberta pela direita, ajudou o Brasil a contra-atacar, e o segundo gol de Marta saiu após um rebote confuso da defesa chinesa.

Marta comemora seu 3º gol em goleada contra a China na estreia olímpica
Marta comemora seu 3º gol em goleada de 5 a 0 contra a China na estreia olímpica
Foto: Andre Penner – 21.jul.2021/AP

A partir daí, o gás das chinesas acabou. Seis minutos depois, Andressa Alves aumentou o placar cobrando o pênalti que Andressinha sofreu, e perto do apito final Bia Zaneratto recebeu de Debinha para marcar o quinto e último gol.

Bárbara, no gol, Bia Zaneratto, pela criação de oportunidades, Marta pelos dois gols e Andressa Alves pela melhora que ofereceu ao time foram os destaques positivos de um Brasil que, apesar dos minutos de aperto, mostrou muito mais força que a China e dificilmente ficará de fora das quartas de final.

O Brasil jogou com Bárbara; B. Benites, Érika, Rafaelle e Tamires; Formiga, Andressinha, Duda e Marta; Debinha e Bia. Entraram Andressa Alves, Julia e Ludmilla.

O time de Pia Sundhage volta a campo às 8h de sábado (24) quando enfrenta a Holanda, o adversário mais forte do grupo, de novo em Miyagi.

Leia mais

Bahia vence o Vasco com gol de Erick Pulga e se aproxima da vaga na Libertadores

Matheus Valadares

Amazonas perde de 2 a 1 para o Coritiba e vai para a Série C

Matheus Valadares

Falha técnica em guindaste pode ter causado morte de operário na montagem da árvore de Natal em Manaus

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!