28.3 C
Manaus
21 de novembro de 2024
Amazonas

Passageiros de cruzeiro não poderão desembarcar em Manaus

Receptivo ao Queen Victoria, maior navio de Cruzeiro vindo à Manaus. Foto: Ingrid Anne/ Manauscult
Receptivo ao Queen Victoria, maior navio de Cruzeiro vindo à Manaus. Foto: Ingrid Anne/ Manauscult

O governador do Amazonas, Wilson Lima, usou as redes sociais para esclarecer as medidas que serão tomadas pelo Governo do Estado em relação a um cruzeiro de origem alemã previsto para atracar no Porto de Manaus nesta quarta-feira (18/03). De acordo com o governador, com base no Decreto Estadual n° 42.061, que determina a adoção de medidas preventivas para evitar a propagação do novo coronavírus (Covid-19), nenhum passageiro ou tripulante do navio será autorizado a desembarcar na cidade.

“Estou aqui para fazer um esclarecimento sobre a questão de um navio que está trazendo 680 turistas da Alemanha. Tem muita gente questionando se os passageiros vão descer, se o navio vai atracar aqui ou não. A minha determinação é a seguinte: ninguém vai descer em solo amazonense. Em condições normais são muito bem vindos. Mas, diante dessa pandemia do coronavírus, nós não podemos colocar a nossa população em risco”, afirmou Wilson Lima.

Ele destacou que o navio atracará em Manaus apenas para reabastecimento de água potável e outros mantimentos. “Eles vão atracar no nosso porto por uma questão humanitária, porque vão reabastecer a embarcação com água potável e com mantimentos para que possam retornar à sua origem, à sua terra natal, que é a Alemanha. E volto a repetir: nenhum passageiro, nenhum tripulante, vai descer em solo amazonense”, frisou o governador.

O Decreto n° 42.061, assinado por Wilson Lima na segunda-feira (16/03), determina que “a autoridade portuária do Estado do Amazonas, responsável pela administração do porto de Manaus, poderá suspender as operações de atracação de cruzeiros e outras embarcações de passageiros de grande porte, nos termos dos incisos VIII e X do 1º art. 17 da Lei Federal nº 12.815, de 5 de junho de 2015”.

Segundo a Empresa Estadual de Turismo (Amazonastur), o cruzeiro Amera será o último navio a aportar em Manaus na atual temporada. Outros cincos, que já estavam programados, foram cancelados.

Leia mais

Manauara bate boca com japonesa em empresa no Japão e viraliza: ‘Mana, tu é lesa, é?’

Marcilon Souza

Sine Amazonas divulga 203 vagas de emprego para esta sexta-feira

Marcilon Souza

“Era só para dar um tir0 na perna”, afirma jornalista

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais